Esta quinta-feira, dia 11 de janeiro de 2018, é o dia que os fãs de Arctic Monkeys mais esperam nos últimos anos. Hoje, a banda foi confirmada como atração do Firefly Music Festival. Isso significa que, após um longo período de inatividade, os Macacos estão de volta.
O festival acontece de 14 a 17 de junho, em Delaware, nos Estados Unidos. Além dos britânicos, dezenas de outras atrações de peso foram confirmadas, como Eminem, The Killers e Foster The People. Mas a grande surpresa, sem duvidas, foi a presença de Alex Turner e companhia no lineup, já que seu último show foi há mais de três anos.
Como o Blog n’Roll havia postado no ano passado, o Arctic Monkeys já trabalha em um novo disco há um bom tempo. As gravações foram feitas, supostamente, no estúdio Rancho V, na Califórnia, como é possível ver no post feito por nós.
Outro indício da volta aos trabalhos do Arctic foi uma conversa informal entre o baterista Matt Helders e um fã, no final de 2017, quando o artista confirmou que o novo disco sairia neste ano.
Com a confirmação da banda no evento, que promete ser um dos maiores no ano nos EUA, aumentam-se os rumores para a data de lançamento de pelo menos um single nos próximos meses. A expectativa é de que neste primeiro semestre, o grupo se manifeste e divulgue novas faixas, para que inicie uma nova turnê já no segundo semestre.
O último álbum lançado pela banda foi o AM, em 2013. Desde lá, criou-se grande espera para o lançamento de um novo trabalho, mas a inatividade desanimou os fãs. A expectativa maior dos fãs é a de como será o Arctic Monkeys em seu sexto álbum. Desde Whatever People Say I Am, That’s What I Am Not (2006), a sonoridade da banda passou por mudanças ao longo dos anos, até chegar aos tons mais melódicos de AM. Assim, fica a curiosidade no ar, mas dessa vez, sabemos que por pouco tempo.