Entrar na faculdade, carreira em uma multinacional, estabilidade financeira, casar e ter filhos. Certamente muitas cobranças pessoais norteavam a cabeça de Pedro Palma, vocalista da banda Congo Blue, ao compor a música Rótulos.
A banda estreia com um videoclipe para a faixa, onde Pedro extravasa sua angústia, chuta, quebra, enlouquece e até raspa a cabeça. Tudo para anunciar que não aceitará a imposição de nenhuma regra.
Com uma pegada rocker, muita atitude e beirando uma estética punk pop dos anos 1990, Congo Blue se prepara para a chegada do seu EP de estreia, previsto para setembro deste ano. O primeiro single foi escrito em um período conturbado para Palma, que exigia de si mesmo atitudes que muitas vezes representavam a necessidade de se encaixar no que não eram suas próprias escolhas. E o vazio existencial de não viver para si veio à tona.
“Rótulos é e não é sobre eu ser gay. Mas é que somos criados pela sociedade para atender expectativas estabelecidas antes mesmo de nascermos, e isso inclui nos encaixarem dentro de uma sexualidade, profissão, padrão de beleza, papel social etc”, explica o músico.
“Se você não for rico, magro e sarado, bem sucedido profissionalmente, falar línguas, ter uma casa, mulher e filhos, você é considerado um perdedor. Isso impede muitas pessoas de serem quem elas realmente são”, completa.
Formada ainda na época de escola e com nome tirado direto de um clássico nacional (Mulher de Fases, do Raimundos), a banda inspira originalidade ao querer resgatar o viés contestador e controverso do rock, outrora símbolo da quebra de paradigmas.
A banda chega na cena independente com a assinatura de Martin Mendonça e Duda Machado, da banda Pitty. São eles os responsáveis pela produção do EP de lançamento. Ao lado do vocalista, integram o time Matheus Reis (guitarra), Dalmo Lacerda (guitarra), Jonatas Braga (bateria) e Bruno Vila Nova (baixo).
Prontas para serem lançadas, suas músicas tocam direto em feridas pessoais que podem ser comuns a muitas pessoas, e esta será melhor forma de cura.
Assista Rótulos: