O que você está procurando?

Entre Cabos e Amplis - David Rangel

Entre Cabos e Amplis # 11 – Por que amamos tanto o Vox AC30?

Tenho certeza que alguma banda que você curte usa o Vox AC 30. Ele chegou no mercado lá pelos anos 1950 e simplesmente conquistou o mundo – já que o rock dava suas caras na Inglaterra com os Beatles e ganhando espaço e disseminando a cultura rock pelo velho continente.

O ampli que nasceu para entrar na concorrência da Fender e seus Tweeds se tornou referência e ganhou os corações dos guitarristas do mundo, sendo amplamente divulgado por causa de bandas como os Beatles e Rolling Stones.
Mas por que amamos o Vox AC30?

Continua depois da publicidade

O principal motivo é o crunch do Vox AC 30. Essa singular característica vem das válvulas EL84 que transmitem o som para os alto falantes de 12’’ da Celestion criando o que chamamos de “British tone”.

Rolling Stones usando Vox AC 30

Esse timbre é super característico e todo mundo que busca desenvolver sons com uma pegada mais vintage acaba escolhendo esse amplificador. E por ele ser um combo ajuda em muito nos transportes e nas montagens dos palcos. Protegendo ele com um case você terá um super amplificador pro resto da vida.

Conheço duas versões do Vox, mas tenho certeza que hoje em dia há outras. Já usei o Vox AC30 e Vox 1964 AC Top Boost.

O primeiro é o clássico. Tem configurações para usar o canal limpo e outro com tremolo. E cada um desses canais possui duas entradas: uma para alta impedância e outra pra baixa.

Continua depois da publicidade

Já o segundo, como o nome já sugere, tem um boost pra empurrar mais volume, mas ainda mantendo com as alternativas de usar canais com tremolo e clean com alta ou baixa impedância.

Abaixo deixei duas imagens dos painéis de ambos amplificadores, sendo o primeiro o AC30 Classic e o segundo o 1964 Top Boost.

Vox-AC30-Panel-Tremolo

AC30-Old-Top-boost-Panel

Uma pequena listinha de quem influenciou ou influencia usando o Vox.:
Jim Root – Slipknot
John Connolly – Sevendust
George Harrison
John Lennon

Se você ainda não testou esse ampli, saiba que vale muito a pena. Pelo menos para sentir na pele o que quis descrever aqui ao usar essa coisa maravilhosa chamada Vox AC 30. A gente se vê no próximo domingo com mais #Entrecaboseamplis

Continua depois da publicidade

Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

O Knotfest Brasil anunciou o aguardado line-up de sua segunda edição no país, com 21 bandas internacionais e nacionais. Slipknot será a atração principal...

Gringolândia

O Rolling Stones liberou, via YouTube, o mini documentário From London to Shanghai, que mostra a estreia da lendária banda na China, que aconteceu...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos