Brown Acid – Heavy Rock from the Underground Comedown. Título que marca a inspiração para este texto. A série de compilações, que terá sua quinta edição lançada (oficialmente) amanhã, dia 31, traz consigo o espírito de tudo que é o mercado musical underground atual: resgate do passado, marginalismo e culto à barulheira – sem nunca perder a imponência. Sacada genial da RidingEasy Records (Hermosa Beach, Los Angeles) desconstrói o conceito de que apenas o atual pode ser irreverente a este ponto, e relança singles de bandas esquecidas pelo tempo e pela indústria.
A série Brown Acid tem, já em seu nome, a alcunha de tudo que a gravadora, especializada em stoner rock e doom metal, busca naquilo que lança: peso, história e solubilidade duvidosa. Durante o festival de Woodstock (1969), a platéia era alertada a “evitar” o chamado “brown acid” por sua volatilidade e força.
Desde a sua primeira edição, de agosto de 2015, a compilação relança pérolas do underground dos anos 1960 e 1970 que apenas após muita pesquisa e suborno de colecionadores puderam ser descobertas.
Brown Acid – The First Trip by Brown Acid – The First Trip – Com os devidos props direcionados à pequena-grande RidingEasy em seu trabalho com a série Brown Acid, vamos falar agora de seu rival.
Numero Group é um selo com sede em Chicago, especializado em preservação de gravações antigas e relançamentos. A descrição de sua série de maior sucesso, Wayfaring Strangers, explica melhor do que mesmo posso:
“Em Wayfaring Strangers [da Numero Group], lançamos esforços únicos de vagantes, trovadores perdidos e os mercadores da guitarra primitiva. Entre estes cultistas de Joni Mitchell, peregrinos nos caminhos mais miseráveis de Dylan e Buckley, e suplicantes no altar de Fahey, encontram-se os alpinistas de Windham Hill*, um pintor de calotas de Terlingua, Texas, e um defesa** da National Hockey League All-Star que olham, em lamento e piedade, para aquém de 1973.”
A última compilação lançada pelo selo, Acid Nightmares (no player abaixo), em setembro deste ano, trouxe de volta aos ouvidos dos incansáveis exploradores do passado 18 faixas de 18 bandas diferentes. Acompanham o lançamento double-LP um livreto de 40 páginas que é descrito pela gravadora como “[um] registro sinistro do definhamento existencial do hard rock underground”.
Um shitshow de bad trips, experimentação e insanidade que, através de pedais de fuzz primitivos e urros animalescos tece uma musicalidade única e um espírito apaixonado pela liberdade é como descrevo todos os (re)lançamentos de Brown Acid e Wayfaring Strangers. Navegando nas tortuosas águas do garage rock sessentista, na tempestade psicodélica do acid rock setentista e no obscuro proto-metal/punk rock.
Não há como negar: os selos RidingEasy e Numero ainda batalharão duro para conquistar os fãs do underground ancestral. Melhor para nós, que cada vez mais ampliaremos nossa biblioteca com as pérolas perdidas no massacre cometido pelo mainstream musical.
*Antigo selo, iniciado em 1976, especializado em música acústica instrumental (extinto em 2007).
**Atleta de hockey que joga na posição de defesa, recuado como um zagueiro.