Maria Sil lança EP A Carne, a Língua, o Vírus no Sesc Santos

Maria Sil lança EP A Carne, a Língua, o Vírus no Sesc Santos

A cantora e compositora Maria Sil apresenta o seu novo trabalho, A Carne, a Língua, o Vírus, no sábado (14), no Sesc Santos.

Esta é a primeira apresentação completa da performance musical, cujo EP visual foi lançado nesta semana no YouTube da artista. Além de canções feitas por Maria e que estão nos EPs anteriores, ela também traz releituras de músicas de Gilberto Gil, Gonzaguinha, Duda do Marapé e Rita Lee.

Ela sobe ao palco acompanhada de Gustavo de Albuquerque e Dom Lino. Com som que navega entre a MPB e o eletrônico, o show segue dividido em três eixos. O primeiro traz canções autorais de Maria, com a temática da Aids. Nos demais, ela trata da travestilidade e do contexto político atual.

Novo trabalho

Em um vídeo único, de pouco mais de seis minutos, a cantora traz as músicas Manchetes de Jornal e Silêncio. Ademais, a produção tem reflexões sobre a construção social da Aids, o papel da imprensa na criminalização dos corpos transvestigêneres e vivendo com HIV/Aids.

Para compor Matérias, ela contou o apoio do pesquisador e professor Luiz Morando, do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

“Ele tem uma pesquisa do noticiário de Aids e LGBT e me enviou emails com esse material”, conta. Com esse compilado, Maria fez a letra com as notícias jornalísticas que compuseram o imaginário sobre a epidemia de Aids no Brasil, desde os anos 1980. Para o clipe, os alunos de moda da Esamc Santos fizeram um vestido de folhas de jornal.

Em Silêncio, a artista traz à tona aspectos sobre sua identidade de gênero.

Novidades da Maria Sil

Além de trabalhar a agenda de shows, Maria Sil já trabalha três novos singles, que devem ser lançados a partir de março.

O show acontece a partir das 20 horas. Os ingressos, que custam entre R$ 9,00 (credencial plena) e R$ 30,00 (inteira). O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.