Crônicas do Underground é o caloroso e definitivo manifesto do Mattilha, que expõe paixões, sufocos, angústias, glórias e perseverança. O segundo álbum da carreira de intensos oito anos do quarteto paulistano, lançado nas principais plataformas digitais em parceria com o selo e produtora de Loudfactory, refina a amálgama do hard rock com o heavy metal, exaltado por meio de letras fortes sobre o próprio ofício na música e temas cotidianos, cantadas em português.
Com nove faixas, algumas diretas e retas, outras com peso extra, além de baladas, Contos do Underground conta o amadurecimento da banda, formada por Gabriel Martins, Victor Guilherme Firmino, Andrews “Andy” Einech e Ian Martini. Como um golpe certeiro, a pancada também é reforçada em diversas músicas com integrantes de bandas que trilha a rota do rock autoral independente.
Fábio Laguna (Angra, Hangar) toca órgão em Cachorro Louco. Os amigos de longa data da Sioux 66 participam em Sem Tempo Ruim, que celebra uma parceria de mais de 5 anos. Já na balada Pronto pra Rodar parte 2’ conta com a voz de Cyz Mendes, que ganhou destaque nacional no programa Canta Comigo, da Record, além de cantar no álbum Ópera das 12 flores amarelas, dos Titãs.
“O álbum transmite o Mattilha da estrada nos últimos anos; que se dedica ao extremo, como espirito de banda grande, mesmo, para ser autêntico e relevante na cena do rock pesado brasileiro”, exalta o quarteto.