Por José Luiz Araújo (Galeria / A Tribuna)
Noites dedicadas aos mestres do jazz, um por noite. É o que pretende o projeto mensal que será inaugurado nesta quinta-feira (29), às 21 horas, no Cheers Pub, em Santos, sob o comando da dupla Mauro Hector (guitarra) e Zuzo Moussawer (baixo). A estreia será com o repertório do genial trompetista, compositor e band leader Miles Davis.
“Será uma apresentação de cerca de 1h40, mas bem eclética porque ele tocava vários tipos de jazz e com diversos nomes importantes. Miles foi o precursor do cool jazz, jazz modal e da fusion com o rock. Tem muita coisa boa, como o álbum Kind of Blue. Começaremos com Miles Davis e outros mestres serão contemplados a cada mês”, avisa Mauro.
O guitarrista (canhoto) santista acredita que um evento dedicado ao jazz pode dar uma renovada na noite santista e atrair várias pessoas, de 16 aos 90anos, que gostam de jazz ou de música instrumental.
“E creio que vai atrair a galera nova que está começando a estudar música e gente que curte música de qualidade. Estamos ensaiando há três meses, desde que o Zuzo voltou dos EUA para o Brasil”,diz o guitarrista.
Na verdade, explica Mauro, a dupla se conhece e toca desde os 15 anos, mas cada um deu destino solo ao seu rumo, e agora acontece o reencontro.
No repertório desta quinta-feira, entre outras de Miles Davis: Solar, Tune-up, Round Midnight, Stella by Starlight, Milestones, Straight no Chaser, Nardis, Blue in Greene So What.
Mauro
Mauro compõe desde 1985 e transita entre o blues, rock e o jazz. Tem por influências B. B. King, Jimi Hendrix, SRV, Joe Pass, Mike Stern, Wes Montgomery, George Benson, AC/DC, Deep Purple, AlbertLee e outros. Fez parte das bandas Druídas (12 anos) e Ease de Blues Rock, acompanhou o cantor Guilherme Arantes e conquistou importantes colocações em concursos.
Em julho de 2006 abriu o show do guitarrista norte-americano Eric Gales, com quem dividiu o palco em uma jam session tocando o clássico Red House, de Hendrix. Mauro Hector tem três discos lançados e dá aula de guitarra.
Zuzo
Baixista desde 1985, iniciou a carreira tocando heavy metal e integrou as banda Druídas, Mr. Green e Santa Claus. Gravou quatro álbuns e jingles, tocou em casas noturnas da Cidade e gravou com cantores como Eduardo Dusek.
Em 2005, Zuzo ficou em segundo lugar na Solo Bass Competition, realizada na Carolina do Sul (EUA), que teve entre os muitos jurados Victor Wooten, Steve Bailey e JohnPatitucci.
Dois anos depois, graduou-se em Film Scoring (trilha sonora) na Berklee College of Music, nos EUA. Retornou ao Brasil e dedica-se a projetos de jazz, rock, soul e MPB, à composição, aulas, arranjos e produção musical.
O Cheers Pub fica na Avenida Siqueira Campos, 628, Santos, telefone 3345-5267.