Memórias Fotográficas: Zeca Silvares

O Blog n’ Roll está com uma novidade: Memórias Fotográficas. Esta série tem como objetivo enaltecer o trabalho de grandes fotógrafos em cobertura de shows históricos. O nosso primeiro convidado é o jornalista santista Zeca Silvares.

Mais conhecido pelo seu trabalho como editor em A Tribuna até 2001, Silvares sempre foi um apaixonado por fotografia e fez questão de registrar grandes momentos culturais em Santos. Bill Haley, Billy Paul, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram alguns deles.

“Essa seleção foi uma forma de marcar os meus 40 anos de fotografias e essas de shows são legais porque marcam uma época importante de excelentes apresentações na Cidade, quando bombavam artistas de expressão quase todo fim de semana. Havia raros fotógrafos naquela época e, talvez pelos desígnios de Deus, eu fui um destes”, comenta Silvares.

billy-haley-caicaraclube-1975_Zeca-silvares
Considerado um dos pioneiros do rock and roll, o músico norte-americano Bill Haley veio duas vezes ao Brasil. Na primeira, em abril de 1958, veio com convite da TV Record. A segunda e última, em outubro de 1975, fez dez apresentações pelo Brasil. Uma das cidades escolhidas foi Santos, berço do rock no País. Bill Haley promoveu uma noite histórica no Caiçara Clube.

 

billy-paul-clubeinternacional-1973_Zeca-silvares
Referência da soul music, o novaiorquino Billy Paul praticamente virou um cidadão brasileiro ao longo da carreira. Foram diversas turnês por aqui, com direito a tours pelos bares de São Paulo, visita nas favelas do Rio de Janeiro, entre outras atividades. No auge de sua carreira, em 1973, pouco depois de lançar seu maior hit Me and Mrs. Jones, Billy Paul incluiu Santos na sua excursão pelo Brasil. A apresentação foi no Clube Internacional, na Ponta da Praia.

 

caetano-veloso-sesc-santos-2007_Zeca-silvares
O baiano Caetano Veloso veio inúmeras vezes para Santos. Mas o show de 2007, no Ginásio do Sesc, foi um momento especial para o músico. Caetano estava divulgando seu álbum , o primeiro com a Banda Cê”, formada pelos jovens músicos Pedro Sá (guitarra), Marcelo Callado (bateria) e Ricardo Dias Gomes (baixo). A sonoridade era um pouco diferente do habitual. Estava mais rock and roll, o som e a presença no palco.

 

gilbertogil-regatas-santista-1975_Zeca-silvares
Considerado um dos principais álbuns da carreira de Gilberto Gil, Refazenda foi o ponto de partida da turnê do músico por 43 municípios do Brasil, em 1975. Em Santos, o show foi no clube Regatas Santista. Refazenda foi o primeiro álbum da trilogia RE, que se refere aos álbuns: Refazenda, Refavela e Realce.

 

hermeto-pascoal_santos-1976_Zeca-silvares
O multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal é um dos músicos mais habilidosos do Brasil. Com diversas turnês internacionais, Hermeto gravou muitos trabalhos fora do País. Em 1976, por exemplo, lançou Slaves Mass (Missa dos Escravos, no Brasil) nos Estados Unidos. A etapa de divulgação, ainda em 1976, rendeu um show bem técnico em Santos. Quatro anos depois, Hermeto retornou ao Litoral de São Paulo e tocou com Dizzie Gillespie no Festival de Verão de Guarujá.

 

julio-iglesias-mendes-convention-2014_Zeca-silvares
O espanhol Julio Iglesias é outro caso de músico estrangeiro com ligação forte com o Brasil. Fez duetos com os sertanejos Daniel, Zezé di Camargo e Luciano, Simone, Nelson Ned e Roberto Carlos. No ano passado, Iglesias fez um show disputadíssimo no Mendes Convention Center, em Santos.

 

rita-lee_santos-1977_Zeca-silvares
A carreira de Rita Lee é dividida em fases marcantes. Teve o período com os Mutantes (1968-1972), com o Tutti Frutti (1973-1978) e a carreira solo muito bem sucedida. Em 1977, logo após dar a luz para seu primeiro filho, Beto Lee, a cantora trouxe o Tutti Frutti para Santos.

 

sarah-vaughan_santos-1977_Zeca-silvares
Ícone do jazz, a cantora Sarah Vaughan desenvolveu uma relação bem forte com o Brasil. Entre 1977 e 1980, ela gravou três álbuns dedicados ao País: I Love Brazil, O Som Brasileiro de Sarah Vaughan e Exclusivamente Brasil. Entre 31 de outubro e 7 de novembro de 1977, Sarah Vaughan gravou I Love Brazil no estúdio da RCA, no Rio de Janeiro. E foi justo nesse período que a Divine Onen cantou em Santos.

 

vinicius-de-moraes_1978-caicaraclube__Zeca-silvares
Um dos artistas brasileiros com mais prestígio internacional, o poetinha Vinícius de Moraes se apresentou no Caiçara Clube, em Santos, em 1978. Foi o último show do cantor na cidade. Vinícius faleceu em sua casa, na Gávea, no Rio de Janeiro, em 1980.