A manhã desta segunda-feira (13) amanheceu com a MPB mais pobre com a notícia do falecimento de Moraes Moreira. O músico baiano morreu, aos 72 anos, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.
Com uma carreira interessante e animada que teve início em 1970, Moraes Moreira fez um mix sonoro. Os discos, sejam solos ou com os Novos Baianos, reuniam rock, samba, frevo, choro e outras sonoridades brasileiras.
Para começarmos a matar a saudade do Novo Baiano, confira as principais músicas de sua carreira.
Brasil Pandeiro
Com composição de Assis Valente, João Gilberto deu a dica para que os Novos Baianos voltassem à origem. Assim, a sonoridade do grupo estava completa, juntando rock com samba, se tornando uma das maiores bandas da MPB.
Preta Pretinha
Um dos maiores casamentos da MPB fica entre Moraes e Pepeu Gomes. Preta Pretinha, com seus dois acordes, se tornou o maior sucesso comercial do grupo em 1972.
Mistério do Planeta
Junto de Luiz Galvão, Moraes escreveu hinos que fazem até hoje os bicho-grilos viajarem. Em Mistério do Planeta, ele divide a cena com Paulinho Boca de Cantor.
Desabafo e Desafio
Em 1975, Moraes Moreira saía com o seu primeiro álbum solo. Nada melhor do que a faixa que abre o disco, Desabafo e Desafio, um rock xaxado forrozeado.
Lindo Balão Azul
Quem nasceu em meados da década de 1970 deve se lembrar do Pirlimpimpim. O especial da Globo comemorava os 100 anos de Monteiro Lobato e cada música foi tema dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.
Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira
Atacando com mais um hino ao Brasil, Moraes Moreira se inspirou em João Gilberto. Na época, o Brasil descia a ladeira para sambar. Moraes não merecia o Brasil atual.
Pombo Correio
Em seu segundo álbum, uma das músicas mais graciosas da carreira de Moraes Moreira. Se não conhece, você vai fazer o sonho de todo compositor: assobiar a melodia.
A Menina Dança
Outra letra que toda mulher já se identificou dos Novos Baianos. Em A Menina Dança, ele divide o palco com Baby Consuelo.
Só Se Não For Brasileiro Nessa Hora
Em Novos Baianos F.C., o grupo se trancou em um sítio para jogar bola e fazer música. A música retrata as memórias da infância de Luiz Galvão e Moraes Moreira jogando futebol. Uma das mais mais belas composições da dupla.
Sorrir e Cantar Como Bahia
Um dos maiores encantos de Moraes Moreira é que você consegue identificar quando a música é de sua autora, seja quem cante. Em Sorrir e Cantar Como Bahia o músico exalta seu estado natal.