Nossas redes

O que você está procurando ?

Geral

Moraes Moreira: dez músicas essenciais para entender a obra do artista

A manhã desta segunda-feira (13) amanheceu com a MPB mais pobre com a notícia do falecimento de Moraes Moreira. O músico baiano morreu, aos 72 anos, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Com uma carreira interessante e animada que teve início em 1970, Moraes Moreira fez um mix sonoro. Os discos, sejam solos ou com os Novos Baianos, reuniam rock, samba, frevo, choro e outras sonoridades brasileiras.

Para começarmos a matar a saudade do Novo Baiano, confira as principais músicas de sua carreira.

Publicidade

Brasil Pandeiro

Com composição de Assis Valente, João Gilberto deu a dica para que os Novos Baianos voltassem à origem. Assim, a sonoridade do grupo estava completa, juntando rock com samba, se tornando uma das maiores bandas da MPB.

Preta Pretinha

Um dos maiores casamentos da MPB fica entre Moraes e Pepeu Gomes. Preta Pretinha, com seus dois acordes, se tornou o maior sucesso comercial do grupo em 1972.

Mistério do Planeta

Junto de Luiz Galvão, Moraes escreveu hinos que fazem até hoje os bicho-grilos viajarem. Em Mistério do Planeta, ele divide a cena com Paulinho Boca de Cantor.

Desabafo e Desafio

Em 1975, Moraes Moreira saía com o seu primeiro álbum solo. Nada melhor do que a faixa que abre o disco, Desabafo e Desafio, um rock xaxado forrozeado.

Publicidade

Lindo Balão Azul

Quem nasceu em meados da década de 1970 deve se lembrar do Pirlimpimpim. O especial da Globo comemorava os 100 anos de Monteiro Lobato e cada música foi tema dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira

Atacando com mais um hino ao Brasil, Moraes Moreira se inspirou em João Gilberto. Na época, o Brasil descia a ladeira para sambar. Moraes não merecia o Brasil atual.

Pombo Correio

Em seu segundo álbum, uma das músicas mais graciosas da carreira de Moraes Moreira. Se não conhece, você vai fazer o sonho de todo compositor: assobiar a melodia.

A Menina Dança

Outra letra que toda mulher já se identificou dos Novos Baianos. Em A Menina Dança, ele divide o palco com Baby Consuelo.

Publicidade

Só Se Não For Brasileiro Nessa Hora

Em Novos Baianos F.C., o grupo se trancou em um sítio para jogar bola e fazer música. A música retrata as memórias da infância de Luiz Galvão e Moraes Moreira jogando futebol. Uma das mais mais belas composições da dupla.

Sorrir e Cantar Como Bahia

Um dos maiores encantos de Moraes Moreira é que você consegue identificar quando a música é de sua autora, seja quem cante. Em Sorrir e Cantar Como Bahia o músico exalta seu estado natal.

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

O cantor e compositor santista Luccas Galante lançou seu primeiro single autoral, Entre Pinguins e Morangos, já disponível para download nas principais plataformas digitais....

Agenda

Nesta sexta-feira (16), a partir das 20 horas, o Dantas Music Bar recebe as bandas Suburbia (Green Day Cover) e SubPop (Tributo ao Pop-Punk/Emo...

BR

Existem faixas na cultura pop que parecem um objeto sagrado, que se tornam parte da história de modo tão forte que não se toca,...

BR

Amar, criar expectativas e, em seguida, lidar com a decepção. Esse é o tema do single de estreia do cantor e compositor João Losque,...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos