Encontre no blog...



Geral

Moraes Moreira: dez músicas essenciais para entender a obra do artista

A manhã desta segunda-feira (13) amanheceu com a MPB mais pobre com a notícia do falecimento de Moraes Moreira. O músico baiano morreu, aos 72 anos, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Com uma carreira interessante e animada que teve início em 1970, Moraes Moreira fez um mix sonoro. Os discos, sejam solos ou com os Novos Baianos, reuniam rock, samba, frevo, choro e outras sonoridades brasileiras.

Para começarmos a matar a saudade do Novo Baiano, confira as principais músicas de sua carreira.

Continue lendo após a publicidade

Brasil Pandeiro

Com composição de Assis Valente, João Gilberto deu a dica para que os Novos Baianos voltassem à origem. Assim, a sonoridade do grupo estava completa, juntando rock com samba, se tornando uma das maiores bandas da MPB.

Preta Pretinha

Um dos maiores casamentos da MPB fica entre Moraes e Pepeu Gomes. Preta Pretinha, com seus dois acordes, se tornou o maior sucesso comercial do grupo em 1972.

Mistério do Planeta

Junto de Luiz Galvão, Moraes escreveu hinos que fazem até hoje os bicho-grilos viajarem. Em Mistério do Planeta, ele divide a cena com Paulinho Boca de Cantor.

Desabafo e Desafio

Em 1975, Moraes Moreira saía com o seu primeiro álbum solo. Nada melhor do que a faixa que abre o disco, Desabafo e Desafio, um rock xaxado forrozeado.

Continue lendo após a publicidade

Lindo Balão Azul

Quem nasceu em meados da década de 1970 deve se lembrar do Pirlimpimpim. O especial da Globo comemorava os 100 anos de Monteiro Lobato e cada música foi tema dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira

Atacando com mais um hino ao Brasil, Moraes Moreira se inspirou em João Gilberto. Na época, o Brasil descia a ladeira para sambar. Moraes não merecia o Brasil atual.

Pombo Correio

Em seu segundo álbum, uma das músicas mais graciosas da carreira de Moraes Moreira. Se não conhece, você vai fazer o sonho de todo compositor: assobiar a melodia.

A Menina Dança

Outra letra que toda mulher já se identificou dos Novos Baianos. Em A Menina Dança, ele divide o palco com Baby Consuelo.

Continue lendo após a publicidade

Só Se Não For Brasileiro Nessa Hora

Em Novos Baianos F.C., o grupo se trancou em um sítio para jogar bola e fazer música. A música retrata as memórias da infância de Luiz Galvão e Moraes Moreira jogando futebol. Uma das mais mais belas composições da dupla.

Sorrir e Cantar Como Bahia

Um dos maiores encantos de Moraes Moreira é que você consegue identificar quando a música é de sua autora, seja quem cante. Em Sorrir e Cantar Como Bahia o músico exalta seu estado natal.

Continue lendo após a publicidade

ACOMPANHE

FacebookTwitterInstagramSpotifyYoutube
PUBLICIDADE

CATEGORIAS

PUBLICIDADE

Posts relacionados

BR

Desde a morte de George Floyd por forças policiais em Mineápolis, nos Estados Unidos, em maio último, a luta contra o racismo ganhou força...

BR

Gaê – Só – A Dois O artista brasiliense Gaê lançou o EP Só – A Dois, que compila faixas produzidas durante a pandemia...

BR

A Plebe Rude divulgou o videoclipe da faixa P da Vida, com a participação de Afonso Nigro, ex-integrante da boy band Dominó. Aliás, a...

BR

“Quem não sabe de onde veio, não sabe para onde vai”. Com esse verso, Rebecca abre sua nova canção, A Coisa Tá Preta, em parceria...