Na terça-feira (9) foi anunciado que será inaugurado no próximo ano um museu em memória do DJ Avicii, em Estocolmo, Suécia.
O museu se chamará Avicii Experience, e ficará no Space, um centro de cultura digital, também previsto para 2021. Os visitantes poderão ver e ouvir trabalhos exclusivos do Avicii. O museu também terá músicas inéditas do álbum póstumo do artista, lançado em 2019.
Tim Bergling, mais conhecido como Avicii, foi um DJ sueco que alcançou a fama mundial com os hits Wake Me Up, Hey Brother e Sunshine. Sua carreira foi interrompida em 2018, quando foi encontrado morto vítima de suicídio, em Muscat, Omã.
Parte dos lucros do museu será destinada à Fundação Tim Bergling, que foi criada pelos pais do DJ.
“Haverá uma história sobre a vida de Tim, de sua sala de infância onde ele tocava World Of Warcraft com seus amigos, até suas primeiras músicas, primeiras demos”, disse Per Sundin, co-fundador do museu.
Anna Konig Jerlmyr, prefeita de Estolcomo, disse à Reuters que espera que o museu inicie um diálogo sobre saúde mental.
Nile Rodgers, amigo e parceiro de trabalho de Tim, também se manifestou em um comunicado oficial.
“Avicii foi justamente celebrado como um dos maiores DJs de todos os tempos. E como um artista importante que fez discos de enorme sucesso. Mas o que mais me lembrarei é que Tim foi um dos melhores compositores com quem já trabalhei. Poderíamos trabalhar juntos por 24 horas por dia e suas ideias melódicas nunca parariam de aparecer”.
A data de inauguração ainda não foi divulgada, mas os organizadores do Avicii Experience prometem um tributo emocionante.