Um dos mais conceituados guitarristas de blues do Brasil, Nuno Mindelis representará o Brasil, esta semana, no Suwalki Blues Fest, na Polônia. Em sua primeira jornada no país do leste europeu, o blueseiro estará acompanhado de grandes nomes da música mundial como Eric Burdon & The Animals, Mavis Staples, Supersonic Blues Machine (com participação de Billy Gibbons, do ZZ Top), entre outros.
“O festival de Suwalki é altamente prestigiado. No ano passado, por exemplo, Doyle Bramhall e Kenny Wayne Shepherd estavam lá. O Mick Taylor (ex-Rolling Stones) também já tocou por lá”, comenta Mindelis.
Suwalki, que fica há três horas de Varsóvia, próxima da fronteira com a Lituânia, não é a primeira cidade europeia a receber o músico. Nos anos 1990 e 2000, Mindelis excursionou diversas vezes pelo continente. A partir de 2005, passou a ir de forma esporádica, levando seus trabalhos autorais para festivais pontuais.
“Todo mundo começava a aprender violão tocando House of the Rising Sun (sucesso na carreira do Animals), não tem ninguém da minha idade que não tenha passado por isso. Acredito que pessoas de outras gerações também. Aquela coisa do lá menor com dó, com tônica dominante, subdominante. Essa foi a grande música”, comenta o guitarrista, ao falar da experiência de tocar com Eric Burdon, do lendário grupo.
Mindelis, que é colunista do Blog n’ Roll, comemora o fato de poder viajar acompanhado de uma banda brasileira.
“Será um show indoor e outro ao ar livre. No primeiro, vamos fazer até versões bluesificadas de Mas Que Nada (Jorge Ben Jor) e outros sucessos. No outro, o principal, vou misturar They Call Me The Beast (faixa do disco Texas Bound, de 1996), aquela coisa mais Bo Diddley. Fiz essa mistureba: África com samba, inclusive com percussão, onde fazemos um medley com A Rã, de João Donato”.
O reconhecimento pelo seu trabalho no exterior é natural, segundo avalia: “Tenho um amigo, o Roberto Maia, que brinca e diz que não faço nada e recebo e-mail com convites. O pessoal é bem antenado lá fora. Recebi um convite do Festival de Montreal e fui. Depois, o baixista do The Animals me chamou para outro evento na Inglaterra. O polonês estava tentando há quatro anos me levar para o festival, mas não conseguia por conta da passagem aérea”.