Algumas pessoas me perguntaram o por quê do nome ‘Reverbera’ para a minha coluna. A palavra é um encurtamento para reverberação, que é, basicamente, um efeito que deixa o som parecer mais distante e com um pouco de eco.
Esse efeito é bastante utilizado por bandas indies e, como esse é o foco da coluna, achei que seria propício utilizar.
Para exemplificar o uso da reverberação por essas bandas, vou dar dois exemplos de músicas que contém o efeito, tanto no vocal, quando na guitarra.
505 – Arctic Monkeys (2007)
Uma banda que usa e abusa da reverberação é o Arctic Monkeys. A música 505, do álbum Favourite Worst Nightmare, é uma das que são mais conhecidas por sua lentidão e pela própria reverberação. A junção dos dois artifícios faz o ouvinte sentir a música. Logo nas primeiras palavras já dá para notar o distanciamento da voz.
Cousins – Vampire Weekend (2010)
No entanto, não é só em músicas lentas que a reverberação está presente. Em Cousins, da banda americana Vampire Weekend (escreverei sobre eles em breve), o ecoado não só no vocal, mas também na própria guitarra são bem presentes. E, ao contrário da canção anterior, Cousins é bem agitada e chega a ser até dançante, por que não?