O que você está procurando?

Geral

O que é voz mista?

Semana passada, aqui no Blog n’ Roll, enquanto escrevia sobre as técnicas vocais do Chester Bennington, disse que explicaria o que é a tal voz mista. Por isso, vou dedicar essa postagem pra falar um pouquinho do que aprendi sobre esta técnica nos últimos anos.

“Voz mista” ou “Mix Voice”, como alguns preferem, é a mistura entre a voz de cabeça e a voz de peito. Geralmente, as vozes de cabeça não tem muito peso, trabalham sons mais agudos, fazendo o ar circular pelo crânio. Já a voz de peito é mais pesada, trabalha tons mais graves, com a laringe mais baixa e há uma profundidade no som.

Continua depois da publicidade

É a partir do bom uso das duas vozes que você desenvolve a voz mista, na ‘voz de máscara’, que é a conexão entre esses dois tipos de técnicas. Neste caso, usando esta técnica, você passa a trabalhar as notas mais agudas com mais conforto e com a mesma qualidade da voz de peito e da voz de cabeça pegando características qualitativas de ambos os lados.

E o bacana de usar a voz mista é conseguir uma maior extensão vocal e uma qualidade de timbre muito mais equilibrado gerando menos danos às cordas vocais. Tem um vídeo bem bacana logo abaixo falando sobre como a gente consegue encontrar a voz mista. Dá um play aí!

E neste vídeo, exercícios pra você trabalhar a voz mista:

Continua depois da publicidade

Nesta grande caixa acústica que é o nosso corpo usamos em quase todas as músicas, pelo menos no rock, 95% das vezes essas três técnicas vocais que mencionei. Nessa nossa grande caixa acústica, temos 3 grandes ressonadores (que eu vou chamar de distribuidores de som do nosso corpo):

  • O corpo
  • A faringe
  • O peito (até a altura da boca, mais ou menos)

E uma dica pra você conseguir entender na prática onde está distribuindo a sua voz, basta colocar uma mão em cima do peito e outra na testa, ou nas maçãs do rosto. Você sentirá a mão vibrar e será este o lugar que está ressoando a sua voz.

É isso! Claro, não sou professor de canto. Caso queira saber um pouco mais sobre isso eu posso indicar alguns especialistas. Isso tudo foi o que aprendi com eles. Deixe seu comentário que eu te passo o contato.

Valeu!

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Entre Cabos e Amplis - David Rangel

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos