A tecnologia está cada dia mais presente em nossas vidas. O jeito de ler livros, ouvir álbuns e assistir a filmes mudou. Mas na contramão dessa revolução digital, público, artistas e gravadoras estão investindo em mídias mais tradicionais. Depois do boom com os vinis, que batem recordes de vendas anualmente no Reino Unido e Estados Unidos (mercados que refletem o restante do mundo), a fita cassete (K7) é a bola da vez.
E antes que perguntem, o K7 não tem o melhor som dentre as mídias disponíveis. Não supera o mp3, o streaming, o CD e muito menos o vinil. Ficou confuso? Alexandre Sesper, dono da gravadora santista Outprint e vocalista da banda Garage Fuzz, explica o que o levou a investir nas antigas fitinhas.
“O som é muito rústico. Não teve mudança alguma. Ele continua inferior aos outros, a fita é igual. O que chama a atenção é o conceito. O formato mp3 não tem um valor emocional. A fita é um formato bacana, a coisa do vintage”.
O retorno das fitas K7 não é exclusividade do Brasil. É um fenômeno mundial, com muita força nos Estados Unidos e Reino Unido. E foi justamente na América do Norte que Alexandre Sesper buscou inspiração para ampliar o portfólio da Outprint, antes exclusivo para lançamento de fanzines.
“Em 2010, fui em um festival da Burger Records na Califórnia e fiquei muito feliz de ver a barraquinha com mais de quatro metros de largura cheia de fitas cassete. Aquilo despertou o meu interesse em investir nelas”.
Mas a ligação de Sesper com as fitinhas não é recente. Ele admite que sempre teve preferência por esse material. “Em 1997, quando saímos da Roadrunner (gravadora), o Garage Fuzz lançou uma demo tape. Sempre gostamos das fitas”.
Lançar o material em K7, porém, não é tarefa fácil para bandas e gravadoras brasileiras. Sem alternativas no Brasil, os interessados solicitam a fabricação nos Estados Unidos ou na Argentina.
“No começo, encomendava uma tiragem de 30 a 50 fitas por título, todos na Argentina. O preço médio, por unidade, incluindo o custo do correio, ficava na faixa dos R$ 10,00. Mas tínhamos que montar o material aqui, imprimir as capinhas nas gráficas e revender por R$ 15,00 cada”, explica.
Hoje, com boa aceitação do público, Sesper encomenda cerca de 100 unidades para cada título. Trocou a Argentina pela América do Norte. “A fita feita nos Estados Unidos tem um custo maior, sai por R$ 13,00 a unidade, e revendemos por R$ 20,00. A diferença é que já vem pronta, com capinha, caixinha colorida, lacrada e com o nome do artista impresso na K7”.
O vocalista do Garage Fuzz acredita que Rafael Paulino Neto, o Rafa da Blaster, e Pepinho Macia, da antiga Metal Rock, lojas conceituadas de rock na região, ajudaram a moldar o público que admira as fitinhas.
“Eles instruíram o público para isso nos anos 1980 e 1990. Chegavam discos importados, com preços elevados, e eles sugeriam a gravação em fitas K7 para os frequentadores. Em uma época cheguei a ter 30 CDs, 40 LPs e 300 fitas K7”.
Tendência
Sesper não está mais sozinho nesse mercado. O selo paulistano HBB, por exemplo, lançou recentemente álbuns clássicos das bandas Mukeka di Rato (Espírito Santo) e Questions (São Paulo) no formato vintage.
Por conta própria, as bandas The Bombers (Santos) e Sky Down (Santo André) também optaram por lançar um split em fitinha. All About The Nowhere Love não terá versões em CD ou vinil. Apenas no streaming e K7.
“Foi puro prazer nostálgico. Hoje em dia, o lançamento físico de um disco se tornou objeto para colecionador. Nosso desejo era ter lançado em vinil 7 polegadas, mas como o custo inviabilizava, fomos atrás desse formato, que é quase tão vintage quanto o vinil, porém com valores mais acessíveis”, explica Matheus Bombers, vocalista da banda santista.
O split do The Bombers e Sky Down foi preparado na Argentina. E contou com a força de amigos para ser viabilizado, segundo Matheus.
“Conseguimos um contato com um amigo e enviamos o audio masterizado em formato lado A e B separadamente. Cerca de 15 dias depois recebemos tudo bonitinho, com capinha e tudo mais”. O lançamento do trabalho foi em São Paulo, no último dia 22.