MÁRIO JORGE
Já há algum tempo, o rock procura expandir suas fronteiras. E dá-lhe camisetas, tênis, bonés, calças, bandanas e tudo o mais que pode render boas cifras. Estão pensando em dinheiro? Claro, que sim, mas é uma troca: você é fã de uma banda, quer ter tudo dela e paga por isso, Nada mais justo. Nesse merchandising visto com bons olhos, por que não expandir os negócios para além das T-shirts? Muita gente descobriu isso e investe legal no segmento. Como as bebidas – cervejas, mais especificamente – que levam o nome das bandas.
E não apenas os grupos de rock internacionais apostaram nessa empreitada, já que vender discos, tão somente, não rende os milhões de dólares do passado. Também bandas brasileiras colocaram seus nomes em latinhas ou garrafas long neck. O mercado de consumo ainda é bem restrito e não é em qualquer lugar que se encontra, por exemplo, uma lata de The Trooper, a cerveja do Iron Maiden, ou a Face To Black, uma homenagem etílica ao Metallica.
Campeã de marketing e uma das bandas que mais souberam fazer dinheiro vendendo não apenas músicas, mas toda espécie de bugiganga, o KISS estampa em latinhas e garrafinhas o emblema do álbum Destroyer. Assim como a finada Motörhead está presente com a Bastards Lager Beer. O AC/DC segue a trilha, já percorrida por ninguém menos que o Queen, com sua Queen Bohemian Large.
A lista é grande e inclui os brazucas Sepultura, Korzus, Motorocker, Angra e Velhas Virgens. A qualidade de cada bebida deve ser avaliada individualmente. Todas elas têm suas diferenças, maltes e porcentagem de dosagem alcoólica. Não é uma coisa nova, mas passa eventualmente passa despercebida por roqueiros fanáticos por seus ídolos. Nem tampouco se encontra com facilidade em bares e afins. O mercado, talvez, ainda não descobriu como deveria esse filão, especialmente em shows de uma banda que está no rótulo. Essa é outra história e vamos deixa-la para os especialistas em vendas.
O bom dessas cervejas – sem entrar no mérito do sabor – é que o metalhead pode apreciar a bebida e guardar o recipiente. Fica mais como um suvenir da banda, uma espécie de objeto de decoração. Taí! Curta o som e, se possível, beba com moderação.