Os 3 melhores pedais de afinação para guitarristas

Os 3 melhores pedais de afinação para guitarristas

Afinal, existem mesmo diferenças entre afinadores? O que faz certos afinadores serem melhores do que outros, sendo que é só  “ajustar a frequência das cordas”? Será que todos eles fazem isso com perfeição?

Pra começar eles são essenciais. Fico bravo quando vou tocar com alguma outra banda nova e os caras das guitarras e dos baixos simplesmente não tem um afinador em seu set. Ou quando usam aqueles afinadores de click nos braços dos instrumentos exigindo que toda uma banda fique em silêncio para “ser especial afinar”, como se em um show ele pudesse ter essa oportunidade e pedir silêncio para todo um auditório apenas para que ele afine seu instrumento.

Mas afinal, existem afinadores ideais para guitarras?

Pra começar, um ótimo afinador têm mute. Isso significa que quando você acionar o botão do pedal para afinar sua guitarra, o sinal será levado apenas até o pedal e não passará mais para o amplificador dando a oportunidade para você afine em silêncio e sem com que as interferências externas de som influenciem na sua afinação.

Pra mim essa já é uma das grandes características que mostram que você está com um bom afinador. As outras características eu encontrei nos afinadores abaixo, e é isso que quero mostrar pra você:

TC Electronic PolyTune 2

Todo mundo que se preocupa com a afinação no meu ciclo de amigos tem um cara desse na pedalboard. Ele ganhou muita fama nos últimos anos retirando a glória que um dia pertenceu ao Boss TU-2.

Ele tem é super interessante também por ser compacto e tem um ótimo acabamento, sendo feito pra tomar certas porradas. Ele tem a opção bypass que falei de cortar o sinal que vai para o amplificador. Então, você afina no silêncio e sem atrapalhar ou ser atrapalhado por ninguém.

O click do on\off é bem macio e por isso não é chato. Já usei alguns pedais que quando eu apertava o botão para acioná-lo ficava notório (em músicas mais calmas), porque o barulho era horrível.

E uma das coisas mais legais do PolyTune 2 é o Tuning Magnet. Trata-se de um recurso de estabilização da agulha quando você está perto de alcançar a afinação que estava desejando – algo muito diferente de pedais baratos que fazem a agulha ficar maluca quando você está perto da afinação.

E a última coisa legal do PolyTune (pra mim! Ele tem outros recursos) é que você poder tocar todas as cordas ao mesmo tempo e o pedal reconhecer quais estão desafinadas. Um recurso de ‘luxo’ nesse carinha que ganhou o coração da galera

Boss TU-3

Esse cara ainda tem bastante espaço no mercado. É que ultimamente ele foi ultrapassado pelo PolyTune, como disse acima. Mas, ainda dizem que ele é o afinador mais vendido de todos os tempos até então.

Bem, creio que nem precise falar muito sobre a qualidade dos pedais da Boss. Praticamente todas as bandas de sucesso tem em seus sets pedais da Boss. Esse, por exemplo, tem uma grande vantagens de equilibrar a impedância quando você está com um sinal fraco na sua guitarra.

A problemática é que ele não é um verdadeiro bypass. Ou seja, ele não desliga por completo o sinal que vai para o amplificador na hora que você está afinando. Mas mesmo assim é um produto extremamente confiável e com uma boa facilidade de uso. Será perfeito para qualquer set que você usar: seja com guitarras, violões e contrabaixos. Ele entende as frequências e não fará feio.

Korg Pitchblack

Apesar de não ter o modo de ajuste polifônico que o PolyTune tem o Korg Pitchblack é uma ótima opção. Na verdade minha terceira opção na escolha de compra de afinadores para guitarras.

E uma das coisas que mais fazem eu sentir segurança neste produto é a qualidade ‘indestrutível’ do hardware. É feito em alumínio e é super resistente à quedas e a grandes pisões.

Ele tem aquela opção bacaníssima do bypass então as pessoas não vão ficar ouvindo você afinar seu instrumento e uma outra grande opção é que o LED é bem iluminado e grande e por isso, por pior que seja a iluminação do palco, você conseguirá vê-lo e saber se você está afinado ou não.

Ele geralmente é mais barato do que o PolyTune e o Boss Tu-3 e sua precisão não é tão boa quanto eles, mas mesmo assim ele cumpre a função com maestria. Gary Clark Jr., Paul Gilbert e Alex Trimble são uma das personalidades que usam, ou usaram, esse pedal.

Você usa ou já usou algum desses pedais? Comenta aí!