O que você está procurando?

Geral

Rede social aproxima amantes do vinil

Novidade do final da década de 1950, o vinil retomou seu espaço no mercado da música. A prova disso é que os amantes do disco de vinil passam a contar com uma rede social que busca aproximar pessoas e gerar negócios: a Luvnyl, startup criada pelos curitibanos Rômulo Troian e Lucas Stavitzki, e lançada oficialmente em julho.

Para os aficionados, a experiência do vinil vai muito além da música. “O vinil resgata uma relação antiga com a música, que é mais do que apertar um botão, como é feito hoje em dia. Além da diferença sonora, existe toda a experiência musical, que inclui o ritual de escolher um vinil na prateleira, contar sua história, colecionar e buscar pelos discos mais raros”, explica Rômulo Troian, idealizador da rede social Luvnyl e colecionador de discos há mais de dez anos.

Continua depois da publicidade

Troian ressalta que esse movimento de valorização do disco de vinil foi o pontapé inicial de sua ideia. “O vinil é considerado um objeto de desejo pelos colecionadores. Como encontrar os discos é a maior dificuldade, surgiu a ideia da Luvnyl, que além de aproximar as pessoas com mesmo interesse, tem o objetivo de gerar negócios. É um mercado em expansão, tanto que algumas empresas estão reativando prensas antigas e voltando a produzir os discos”, conta.

A Luvnyl é uma plataforma digital que permite o cadastro de pessoas físicas e comércios, como lojas e sebos. Os usuários se registram com seus dados pessoais, suas preferências musicais e sua “lista de desejo”, marcando os discos que têm interesse em trocar ou comprar e adicionando os amigos.

“A rede destaca-se por ser mais que uma plataforma que une vendedores e compradores. Traz uma característica mais de rede social, promovendo troca de informações e aproximando pessoas com o mesmo interesse”, explica Rômulo Troian.

A rede já conta com 1,5 mil usuários cadastrados e mais de 10 mil discos. Cada participante atualiza sua página conforme o interesse: compartilhar álbuns favoritos, encontrar grupos de discussão, vender e comprar discos de outros amigos. “Queremos fazer com que os usuários se conheçam e troquem ideias, contribuindo para a popularização do vinil”, diz o empresário.

Continua depois da publicidade

luvnyl2

Troian ressalta que o público-alvo são jovens com idades entre 18 e 35 anos – que é o público que movimenta o comércio atual de vinil. “Temos um público bastante jovem, interessado em resgatar essa tradição, e com possibilidade de movimentar dinheiro com esse produto. A nossa intenção é fomentar esse mercado e fazer com que ele cresça ainda mais”.

A rede social oferece ainda funcionalidades específicas para sebos e lojas que vendem vinis. “As empresas podem criar sua própria loja virtual dentro da rede. É um diferencial bastante atrativo, pois, geralmente, os sebos são comércios pequenos, locais e sem muitos recursos. Dessa forma, passam a ter acesso a um público muito maior”, aponta Troian.

A Luvnyl foi criada para reunir colecionadores, promover troca de informações sobre esta paixão chamada vinil, além de aproximar compradores e vendedores. O cadastro é gratuito.

Continua depois da publicidade
4 Comments

4 Comments

  1. Lucia Rodrigues

    2 de abril de 2017 at 11:41

    No ar a VINIL NO QUADRO !!
    Press Release – Vinil no Quadro

    Disco de vinil é um objeto de desejo. Agora você pode aliar a imagem ao som com a VINIL NO QUADRO !
    Imagine seu vinil predileto exposto em sua sala.
    As capas de discos podem ser icônicas, como foram as coleções da Elenco, Beatles e tantas outras. Muitos colecionadores, cuidam igualmente das capas como dos próprios vinis.
    As capas relatam os movimentos marcantes como a Tropicália, Clube da Esquina, Bossa Nova e Lira Paulistana.
    O vinil tornou-se uma mídia tão atual, que o Brasil já possui a sua própria fábrica, atendendo artistas da nova safra da música brasileira.
    Para o colecionador, o VINIL É SEMPRE O MELHOR.
    “O disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil ou ainda Long Play (LP), é uma mídia desenvolvida no final da década de 1940 para a reprodução musical, que usa um material plástico chamado vinil (normalmente feito de PVC), usualmente de cor preta, que registra informações de áudio, que podem ser reproduzidas “.
    Incorpore seus discos na decoração de sua casa. Exponha seus vinis favoritos em molduras exclusivas, desenhadas artesanalmente para esse fim. Você pode escolher a cor e formato da moldura, conforme o estilo do vinil. Nada mais interessante do que transformar em quadro aquele vinil raro que você garimpou em um sebo antigo ou em uma feira especializada. A moldura pode valorizar muito a capa. Diferente das inspiradas em molduras importadas, a VINIL NO QUADRO buscou a exclusividade na montagem de molduras únicas, criadas para o seu vinil. Além do fato do próprio Vinil estar acessível no quadro.
    A Moldura, tem na parte interna a fenda que acomoda o vinil, de forma a preservar o disco, possibilitando o manuseio para ouvir seu som e devolvê-lo à moldura. A primeira série, contempla raridades do acervo particular da produtora Lucia Rodrigues. Vinil no quadro @vinilnoquadro
    Vem ai a VINIL NO QUADRO ! e mail vinilnoquadro@gmail.com
    Informações à imprensa- (13) 99711-9936 (11) 99195-9936 – Lucia Rodrigues

  2. Heloisa

    14 de outubro de 2018 at 23:14

    Amei ! Sou apaixonada por vinil. Tenho alguns discos e gostaria de fazer parte do grupo.

  3. Anônimo

    14 de outubro de 2018 at 23:15

    Amei ! Sou apaixonada por vinil e tenho alguns discos . Gostaria de fazer parte do grupo . Parabéns galera !

  4. Anônimo

    14 de junho de 2020 at 23:52

    Esse era um tempo bom o tempo do vinil agente era feliz é não sabia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

A poucas semanas do lançamento do novo álbum de estúdio, o primeiro enquanto pessoa não-binária, LP revelou a quarta faixa de Love Lines, Long...

BR

Brutal Brega, álbum do João Gordo em parceria com o produtor Val Santos, está de volta em uma edição especial em vinil. O conglomerado...

Gringolândia

A cantora LP, uma das prediletas da casa, compartilhou o single One Like You, a segunda faixa do aguardado álbum Love Lines, que será...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos