Connect with us

Hi, what are you looking for?

Geral

Relembrando o Destroyer do Kiss

RICARDO AMARAL

Quem viveu em Santos nos anos 1970 nunca se esquecerá de dois marcos: O Sírio-libanês e o Caiçara! Os clubes cumpriam a função masoquista de realizar as domingueiras de rock and roll para os menores de 18 anos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Naquela época era tudo… tudo muito diferente. Havia “bandos” ou “turmas” de vários pontos: da Jorge Tibiriçá; do canal 2; de Olímpia; do Gugs sarava; da Joinville. Uma pior do que a outra, mas nada comparado a violência de hoje em dia.

Eu… Bem, eu era da Náutica de Internacional de regatas. A elite da elite. King of all nerds! Logo, sempre em perigo!

Em 1976, eu ganhei uma camiseta “proibida” no colégio, na Cultura Inglesa e na missa da Pompéia. O nome em inglês “Beijo” ía grafado com os dois esses da tropa de elite nazista e a banda era toda mascarada. Aquela camisa era como andar armado. Eu não era do bem vestindo aquilo… Ao som de Detroit Rock City invadíamos a pista e eu … Eu era do Kiss!!

Destroyer, lançado em 1976, é o segundo disco do Kiss. Após o sucesso de Alive, a banda convocou o produtor de Alice Cooper, Bob Ezrin, para consolidar o Kiss como uma banda de rock.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A história das “caras pintadas” não era uma novidade. A androgenia vinha caminhando, desde metade dos anos 1960, e pintando as caras de vários artistas na época. David Bowie, em Ziggy Stadust; Alice Cooper, Ozzy…

Mas o Kiss era diferente. Era um teatro; um grupo de saltimbancos criando personagens com características e idiossincrasias absolutamente próprias.

Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss, a formação icônica do Kiss transportava a juventude a um mundo alternativo e agressivo. Um mundo só nosso!

A visão apocalíptica da capa, mostrava os quatro saltando de um topo (de vulcão, para mim) e a expressão característica de cada rosto dos personagens do grupo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Beth foi o primeiro hit do disco a alcançar o sétimo lugar das paradas americanas. Os standards, como Detroit Rock City, Shout it Loud e God of Thunder foram amontoando-se no top hits, transformando Destroyer na “quintaessência” do Kiss. Em minha opinião, “o disco do Kiss”!

Beth foi o destaque de Peter Criss com a banda. Não nasceu cantor, mas cumpre o papel de forma a consagrar sua participação. É piegas, chorosa e “dropa” a essência das baladas dos anos 1970. Mas é uma grande canção.

God of Thunder, uma melodia de Gene Simmons em uma letra de Paul Stanley. Na demo original o tempo é rápido, mas no disco ela surge como uma faixa lenta e sinuosa. Para conferir vá em Alive II e escute a numa canção soltando fumaça; feroz e cheia de força.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Shout it Loud é uma melodia clássica Kiss. Notadamente, uma tentativa de repetir  sucesso de Rock and Roll All Nite, desta vez com os duetos vocais de Paul e Gene que nos leva a um dos refrões mais harmoniosos da dupla. Uma canção Kiss é assim! Para pular e se divertir!

Do You Love Me é uma bobagem. Uma ode de Paul Stanley tentando conhecer o “verdadeiro eu”, sem os adornos do sucesso do Kiss. O estranho é que funciona. A produção impecável acaba por emprestar credibilidade a canção, fazendo crível a Starchild descendo do céu e vindo para a terra, ou qualquer coisa assim…

Flaming Youth é uma música tipo power teen de Stanley. Uma prova que Paul tem sua origem na onda pop que surgiu após 1967 e que dividiu o rock em duas estradas. O final garante a canção.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Finalmente Sweet Pain é o verdadeiro clunker no álbum. Teria sido a faixa salvadora de Gene Simmons, mas a canção se perde em confronto com os grandes smashing hits do álbum.

Detroit Rock City, “o hino”, é a fórmula impecável da qualidade do Kiss. Uma introdução em “crescente” explodindo como o vulcão simbolizado da capa do disco. Um refrão chiclete e um ritmo visceral do mais absoluto purismo do “então” hard rock.

Vejam… Kiss não é uma banda primorosa, cheia de “virtuoses” e nem é para ser.
Na pegada dos velhos Stones o Kiss é mais fígado e coração, do que cérebro e erudição.
Kiss é alegria, atitude e emoção.
Ame-o ou deixe-o ! Cara….como eu gosto de Kiss!

Advertisement. Scroll to continue reading.

Posts relacionados

Pop Asia

The Pirate Kings of Sahara ou Os Reis Piratas do Sahara. Foi assim que o ATEEZ foi chamado após a sua apresentação no Coachella,...

Advertisement

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos