Ontem foi lançado o segundo CD dos Surf Aliens. Como a coluna só começou em agosto, vamos aproveitar a ocasião pra fazer a primeira parte de um balanço do que rolou no Brasil em 2017. Aproveitando o clima de festa punk, vamos falar de alguns lançamentos que, de uma forma ou de outra, trazem influências do punk rock para a surf music.
Surf Aliens – Coquetel Anunnaki (CD – Crasso Records)
Coquetel Anunnaki é o segundo lançamento dos Surf Aliens. A banda lançou seu primeiro EP no ano passado e este é o primeiro CD cheio deles. Christian Targa (ex-Blind Pigs) não nega as origens, trazendo um som surf punk de primeira, com uma pegada que lembra as instrumentais do Agent Orange.
Apostando mais no overdrive do que no reverb, mas sem jamais soar repetitivo, os Surf Aliens conseguem criar vários climas diferentes nas 10 músicas do CD. Da baladinha bonitinha Ms Tiki ao clima punk épico de Rebelde Esquecido, temos um pouco de tudo aqui: psychobilly pedindo um wreck em Psycho Bong, trilha de perseguição em Tentáculos, clima mexicano a la Roberto Rodrigues em Tequila Verde, surf punk espacial em Guerra dos Mundos, espionagem em Agente X…
Os principais destaques, no entanto, são Enigma de Nasca, em que a cozinha do baixista Ricardo Teixeira e do baterista Mário Rolim criam uma base para uma levada meio psicodélica do Oriente Médio, e On The Rocks, que entraria fácil em uma daquelas coletâneas de música de strip tease obscura, meio jazzy, mas daquele tipo de jazz para encher a cara, arrumar briga, perder tudo na mesa de 21, dar vexame e acordar no dia seguinte sem lembrar de nada.
A banda está com uma extensa agenda de shows promovendo o novo lançamento, com apresentações marcadas em Curitiba (PR), São Bento do Sul (SC) e Jaraguá do Sul (SC), além de shows pelo estado de São Paulo.
Light Strucks -Light Strucks – (Reverb Brasil Records, Esta Noite Encarnarei no Teu Compacto, Destinos Cervejeiros)
Direto de Uberlândia, MG, o Light Strucks fez sua estreia em 2016 e começou muito bem. Depois de muitos shows pelo Triângulo Mineiro, a banda lançou o primeiro disco (em LP e CD) pela Reverb Brasil Records e Esta Noite Encarnarei no Teu Compacto e saiu em turnê com mais de 30 datas pelo sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, passando ainda pelo Uruguai.
O som da banda tem influências de punk, psicodelia, jazz e música caipira; a surf music serve de argamassa para essa mistura toda. Claro que, ao falarmos de punk, estamos falando de coisas mais complexas e inovadoras musicalmente, como Dead Kennedys, por exemplo.
As músicas mudam de andamento, criam climas que se transformam em cada parte da música e, depois de ouvir o disco inteiro, as dez faixas parecem ser muitas mais, tamanha a complexidade de cada uma delas. Só para se ter uma ideia, a faixa de abertura, Skunked Beer, tem três levadas diferentes impressionantemente bem costuradas pelo trio. O disco segue assim até fechar com a quase caipira Obrigado Amigos. Chega a ser difícil escolher uma favorita. A cada audição, uma das músicas se destaca e fica grudada na sua cabeça até o dia seguinte.
Os Brutus – Samoa (7’’ – Baratos Afins – Esta Noite Encarnarei no Teu Compacto)
Outra banda que aposta suas fichas no surf punk, a banda paulista Os Brutus lançou este compacto com 4 faixas no início do ano. Peça obrigatória para uma discoteca decente, a arte da capa ficou por conta da principal figura de Tiki Art brasileira, o gaúcho Henrique San.
O disco abre com a faixa título Samoa com reverb no talo, double picking e uma surf music urgente e nervosa, emenda na pancada de 47 segundos Esmeril, e mal se percebe que já acabou o lado A! O lado B abre com Gatilho, que, apesar de lentinha, transmite uma tensão de trincar os dentes, e fecha com a versão ao vivo de Trash & Twang, gravada em Maringá, na Rádio Caddillacs da lenda viva Paulão Mohawk.
Os Brutus estão com uma série de shows marcados pelo estado de São Paulo, além de uma turnê pela Argentina em novembro. Fiquem ligados que em breve traremos mais notícias.
Surf Report
O Surf Report também é um programa de rádio, que vai ao ar aos sábados às 18h, na Antena Zero. O programa e a coluna dialogam, e você pode ouvir lá um pouco do que leu por aqui. Os programas anteriores também estão disponíveis no Mixcloud.
Já estamos em setembro e o que não faltam são shows de surf music por todo o Brasil. Siga o Surf Report no facebook e acompanhe o nosso album de fotos com os cartazes de shows de bandas brasileiras.