Nesta semana, a coluna Reverbera continua com a série que vai deixar você um pouco mais esperto sobre as atrações que vêm ao Lollapalooza Brasil, em 2018. Royal Blood e Mac DeMarco, que se apresentam na sexta feira (23 de março), já foram desbravados. Hoje é a vez de Spoon, mais uma banda que toca no primeiro dia do festival, em Interlagos.
O Spoon começou em 1993, com o vocalista Britt Daniel e o baterista Jim Eno. Os dois escolheram o nome da banda em homenagem à música Spoon, da banda alemã Can. O hit era tema do filme O Fio da Suspeita, de 1985.
Os trabalhos dos americanos de Austin, Texas, começaram para valer em 1994, com o lançamento do EP Nefarious. Em 1995, eles assinaram com a Matador Records e em menos de um ano, lançaram o primeiro álbum completo, o Telephono. O primeiro grande trabalho da banda veio com um som pesado e foi considerado pela crítica como uma mistura de pós-punk com um toque de pop.
Com o passar dos anos, o Spoon manteve uma boa regularidade nos lançamentos de novos trabalhos. No segundo EP, Soft Effects, lançado meses depois de Telephono, o público finalmente pôde notar um amadurecimento da banda e uma mudança considerável no som. As faixas de Soft Effects vieram mais sofisticadas e menos agressivas.
Com um som mais consolidado, o grupo chegou ao sucesso mesmo quando assinou com a gravadora Merge Records, em 2000. O lançamento do álbum Girls Can Tell, no ano seguinte, foi o “boom” da banda. O terceiro LP vendeu mais cópias que os dois anteriores juntos (em 1998, eles lançaram A Series of Sneaks, mas não teve boa repercussão).
Já uma banda experiente, o Spoon passou a divulgar álbuns regularmente. Após os três iniciais já citados, vieram: Kill the Moonlight (2002), Gimme Fiction (2005), Ga Ga Ga Ga Ga (2007), Transference (2010), They Want My Soul (2014), e finalmente, Hot Thoughts, em março deste ano.
Os membros da banda não foram os mesmos ao longo de todos esses anos. Apenas os dois fundadores do grupo se mantiveram desde o início até hoje. A formação atual é composta por Britt Daniel (vocal e multi-instrumentos), Jim Eno (bateria), Rob Pope (baixo – desde 2006) e Alex Fischel (guitarra e teclado – desde 2013).
Em relação ao mais recente disco da banda, algumas mudanças notórias podem ser observadas. Hot Thoughts é um álbum mais criativo e variado, até por isso deve ter chamado atenção dos organizadores do Lollapalooza. Nas faixas, é possível apontar uma exploração de gêneros bem vasta, que vai de uma sonoridade mais suave, como em I Ain’t the One, até uma pegada mais dançante, como em First Caress.
Contudo, quando vierem ao Brasil, os americanos devem fazer um grande apanhado de seus hits, já que bandas costumam fazer isso em festivais. Portanto, Spoon é uma banda com bastante tempo de estrada e que passa por tempos de renovação. Bastante interessante de se assistir.