O que você está procurando?

Geral

Reverbera no Lolla #03 – Spoon vem ao Brasil com álbum novo e renovado

Nesta semana, a coluna Reverbera continua com a série que vai deixar você um pouco mais esperto sobre as atrações que vêm ao Lollapalooza Brasil, em 2018. Royal Blood e Mac DeMarco, que se apresentam na sexta feira (23 de março), já foram desbravados. Hoje é a vez de Spoon, mais uma banda que toca no primeiro dia do festival, em Interlagos.

O Spoon começou em 1993, com o vocalista Britt Daniel e o baterista Jim Eno. Os dois escolheram o nome da banda em homenagem à música Spoon, da banda alemã Can. O hit era tema do filme O Fio da Suspeita, de 1985.

Os trabalhos dos americanos de Austin, Texas, começaram para valer em 1994, com o lançamento do EP Nefarious. Em 1995, eles assinaram com a Matador Records e em menos de um ano, lançaram o primeiro álbum completo, o Telephono. O primeiro grande trabalho da banda veio com um som pesado e foi considerado pela crítica como uma mistura de pós-punk com um toque de pop.

Continua depois da publicidade

Com o passar dos anos, o Spoon manteve uma boa regularidade nos lançamentos de novos trabalhos. No segundo EP, Soft Effects, lançado meses depois de Telephono, o público finalmente pôde notar um amadurecimento da banda e uma mudança considerável no som. As faixas de Soft Effects vieram mais sofisticadas e menos agressivas.

Com um som mais consolidado, o grupo chegou ao sucesso mesmo quando assinou com a gravadora Merge Records, em 2000. O lançamento do álbum Girls Can Tell, no ano seguinte, foi o “boom” da banda. O terceiro LP vendeu mais cópias que os dois anteriores juntos (em 1998, eles lançaram A Series of Sneaks, mas não teve boa repercussão).

Já uma banda experiente, o Spoon passou a divulgar álbuns regularmente. Após os três iniciais já citados, vieram: Kill the Moonlight (2002), Gimme Fiction (2005), Ga Ga Ga Ga Ga (2007), Transference (2010), They Want My Soul (2014), e finalmente, Hot Thoughts, em março deste ano.

Os membros da banda não foram os mesmos ao longo de todos esses anos. Apenas os dois fundadores do grupo se mantiveram desde o início até hoje. A formação atual é composta por Britt Daniel (vocal e multi-instrumentos), Jim Eno (bateria), Rob Pope (baixo – desde 2006) e Alex Fischel (guitarra e teclado – desde 2013).

Continua depois da publicidade

Em relação ao mais recente disco da banda, algumas mudanças notórias podem ser observadas. Hot Thoughts é um álbum mais criativo e variado, até por isso deve ter chamado atenção dos organizadores do Lollapalooza. Nas faixas, é possível apontar uma exploração de gêneros bem vasta, que vai de uma sonoridade mais suave, como em I Ain’t the One, até uma pegada mais dançante, como em First Caress.

https://www.youtube.com/watch?v=P6qzcOPDaHE

Contudo, quando vierem ao Brasil, os americanos devem fazer um grande apanhado de seus hits, já que bandas costumam fazer isso em festivais. Portanto, Spoon é uma banda com bastante tempo de estrada e que passa por tempos de renovação. Bastante interessante de se assistir.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

Sensação do metalcore moderno, a banda norte-americana Silent Planet vem pela primeira vez à América do Sul em abril de 2025, com dois shows...

Agenda

A banda canadense Magic! retorna ao Brasil em 2025 para uma turnê em grandes praças. O conjunto se apresenta no festival Capital Motoweek, em...

Agenda

O Brasil é a próxima parada da já histórica turnê que celebra os 40 anos do Dream Theater, banda que revolucionou o metal progressivo...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos