O que você está procurando?

Geral

Ritmo e poesia caminham juntos na MPB de Alberto Salgado

Foto: Luigi Bongiovanni / A Tribuna

Poesia e música sempre caminharam juntas. Grandes compositores carregam em suas obras poesias marcantes, tal como poetas também escrevem textos que soam musicais. E foi com esse pensamento que o cantor brasiliense Alberto Salgado, famoso por conquistar diversos prêmios para compositores, chegou até o escritor santista Manoel Herzog, contemporâneo em evidência.

Continua depois da publicidade

Recentemente, os dois se reuniram em Santos para gravar o vocal de Salgado em um projeto multimídia que envolve ainda o músico Marcos Canduta. A previsão é que o fruto dessa parceria seja lançado no início do próximo ano.

Aproveitando a passagem do brasiliense por aqui, conversamos sobre Cabaça D’Água, disco que lhe rendeu a estatueta na categoria Álbum Regional, no 28° Prêmio da Música Brasileira de 2017, o início da carreira e a amizade com Herzog.

O artista iniciou na música por meio da capoeira. Aprendeu a tocar o berimbau, atabaque e o pandeiro. As primeiras composições também vieram dessa atividade, quando tinha entre 8 e 9 anos.

“Quando cheguei aos 16 anos, já estava cansado. Eram sempre as mesmas músicas. Foi quando pensei que poderia fazer algo diferente. Tinha uma namoradinha na roda, então fazia uma homenagem para ela. Quando eu cantava, o pessoal batia palma, vi que estava funcionando. Aos 19, quebrei a canela e fiquei nove meses de gesso, foi quando aprendi o cavaquinho. Achava o som muito agudo, logo fui para o violão e não soltei mais”, resume o compositor.

Continua depois da publicidade

Unir o violão com as composições levou Salgado a conquistar 17 prêmios de música pelo Brasil. “Foi quando percebi que levava jeito para a coisa. Os festivais serviram como uma certeza de que estava no caminho certo. Fiz a primeira música, ganhei, fiz a segunda, ganhei novamente”, brinca o músico. Entre as conquistas está um evento nacional realizado em Santos, quando faturou uma estatueta com Passarinho Sonhador. “Foi com esse prêmio que conheci o bairro do Gonzaga”.

E o caminho trilhado por Salgado segue rendendo composições fortes, com críticas políticas e sociais, vide os dois discos lançados até o momento: Além do Quintal (2014) e o premiado Cabaça D’Água (2017).

Em ambos os discos, destacam-se parcerias de composições com Arnaldo Antunes, Chico César, Arthur Maia, entre outros. O trabalho de Salgado é uma realidade reverenciada por grandes nomes da música brasileira.

Continua depois da publicidade

E se depender do músico, a ideia é expandir cada vez mais para outros mercados. Em 2018, por exemplo, realizou uma turnê nos Estados Unidos em conjunto com os cantores Cissa Paz, Raphael Pondé e Christylez Bacon. Se apresentou em Nova York, Washington e Filadélfia.

Parceria com Herzog
A ligação com Herzog teve início no ano passado, por meio de troca de mensagens na internet. “Eu e o (Marcos) Canduta estamos com uma ópera, um musical sobre Santos, trabalhando vários pontos turísticos. É um hino de amor à Cidade. Achamos bem próximo da linha de trabalho dele, interagimos com o Salgado, aproveitei a estada dele em São Paulo e convidei. Ele nos deu a honra de aceitar”, comenta Herzog.

“Manoel é meu parceiro no próximo disco, que devo lançar daqui um ano e meio. Já leu as coisas dele? O Chico (Buarque) recomendou ele. Quanto mais composições dele, melhor”, devolveu Salgado, também muito empolgado com a parceria.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

A banda canadense Magic! retorna ao Brasil em 2025 para uma turnê em grandes praças. O conjunto se apresenta no festival Capital Motoweek, em...

Agenda

Após o sucesso do show de aniversário de Brasília neste ano, que contou com a recriação do evento que parou o berço do rock...

BR

O cantor, compositor e quadrinista Camilo Solano lançou seu álbum de estreia, Quase Tudo Mundo, com produção musical de Yuri Queiroga. Dialogando com as...

Agenda

A banda holandesa Epica, um dos maiores nomes do metal sinfônico, retorna ao Brasil para seis shows em 2025. Com ingressos disponíveis a partir...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos