Set do Dias #05 – No Matter What: Crabby Appleton, Badfinger, Chilliwack e Artful Dodger

Set do Dias #05 – No Matter What: Crabby Appleton, Badfinger, Chilliwack e Artful Dodger

SÉRGIO DIAS

A década de 1970, talvez pelo nível alto de qualidade, acabou ofuscando centenas de grupos sensacionais que na época não alcançaram sucesso. Alguns tiveram reconhecimento em décadas seguintes, sendo cultuados por músicos de outras gerações, outros nem tanto. Destes quatro escolhidos acredito que apenas o Badfinger tenha tido seu reconhecimento tardio.

FAIXA 1
Abrindo este episódio com a banda americana Crabby Appleton. A faixa escolhida Go Back alcançou o posto de número 36 pela Billboard na época de seu lançamento em 1970. A canção foi o primeiro single e abre o álbum de estreia pela Elektra. O nome foi copiado de um vilão, personagem de um antigo desenho animado americano e o álbum citado foi lançado em LP aqui no Brasil.

FAIXA 2
Agora a banda com a história mais trágica do rock. O Badfinger, quarteto inglês – grande aposta da Apple após o final dos Beatles – teve dois suicídios marcados ao longo dos anos em que esteve em atividade. I Can’t Take abre o clássico No Dice lançado em 1970 pela famosa gravadora dos Fab Four, onde registraram outros três discos.

FAIXA 3
Na sequência a banda canadense Chilliwach com a música Come on Over que inaugura álbum Riding High, lançado em 1974. Aqui no Brasil este álbum saiu pela Phillips com uma capa diferente. O grupo se formou ainda na década de 1960, mudou de nome por duas vezes até usar Chilliwack oficialmente em 1970.

FAIXA 4
Encerrando o set/post com outra banda americana da década de 70, o Artful Dodger. Este grupo teve somente um (Rave On de 1980) de seus quatro discos lançado por aqui. A música em questão também dá nome ao segundo álbum da banda, o Honor Among Thieves de 1976. O grupo assinou com a Columbia logo após seu primeiro registro, quando passaram a ser gerenciados por um manager do Aerosmith.