Quando o Stone Temple Pilots voltou ao estúdio, em 1994, para gravar o segundo álbum da carreira, o quarteto estava enfrentando as altas expectativas estabelecidas pelo projeto de estreia, Core (1992), que vendeu mais de oito milhões de cópias e ganhou um Grammy Award.
O lançamento de Purple, em 7 de junho de 1994, consolidaria a banda como uma das mais importantes da geração, já que estreou em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard, a caminho de vender mais de seis milhões de cópias.
Para celebrar os 25 anos desse incrível projeto, Purple: Super Deluxe Edition está disponível nas plataformas digitais, completo com a versão recém-remasterizada do álbum de estúdio original, versões inéditas de faixas e raridades, além de uma gravação inédita de um show completo de 1994. Nas lojas físicas já está disponível o álbum remasterizado.
Histórico
Scott Weiland, Dean DeLeo, Robert DeLeo e Eric Kretz gravaram a maior parte de Purple em Atlanta, Estados Unidos, com o produtor Brendan O’Brien.
O álbum apresenta algumas das faixas mais icônicas do grupo, incluindo Interstate Love Song e Vasoline – que lideraram a parada Mainstream Rock no ano do lançamento.
A versão digital de Purple: Super Deluxe Edition explora a criação do álbum misturando músicas inéditas que incluem demos (Unglued e Army Ants) com versões iniciais das faixas do álbum (Meat Plough e Interstate Love Song), além de gravações acústicas (Big Empty).
A coleção também traz três apresentações ao vivo inéditas do show acústico de Natal, de 1994, da KROQ, incluindo uma versão de Christmastime Is Here, do A Charlie Brown Christmas.
Talvez a maior surpresa desta edição, no entanto, seja a demo inédita do STP para She Knows Me Too Well, uma música gravada originalmente pelos Beach Boys, em 1965.
Mais um show
Purple: Super Deluxe Edition termina com uma gravação inédita do show da banda, em 23 de agosto de 1994, em New Haven, Connecticut, Estados Unidos.
A performance eletrizante de 17 músicas captura a banda em sua melhor forma com sets elétricos e acústicos, apresentando dez músicas de Purple, junto com hits de Core (Plush e Sex Type Thing) e covers (Andy Warhol, de David Bowie, e Gypsy Davy, de Woody Guthrie).