Quem conhece o Santa Morte sabe: é puro peso. E eles estão de volta! A banda tinha entrado em hiato no meio de 2016 devido a saída do vocalista Fernando Viruz. O caso repercurtiu muito na cena underground paulista por causa de uns comentários (uma “piada sobre estupro coletivo”) que Fernando comentou que não correspondia ao ideal da banda. Saca só o comunicado oficial da banda em sua fan page:
“Rápido e objetivo. O vocalista Fernando Viruz não faz mais parte da banda devido a divergências de ideias para com os demais integrantes. Desejamos tudo de bom para ele e que siga seu caminho na paz e tranquilidade. Vamos continuar na caminhada e esperamos voltar aos palcos em breve com um novo vocalista e músicas novas. Obrigado pela atenção e compreensão.”
Logo, a banda correu atrás de vocalista abrindo testes para qualquer fã. E no final de fevereiro, Rafael Camelo entrou. Ele vai ter que arcar com grandes responsabilidades, não só por causa do Santa Morte ser uma das maiores do hardcore paulista, quanto em substituir Rafael, que representava muito bem nos vocais. Rafael já havia participado da faixa Tenha Fé, do primeiro disco do Santa Morte.
Com um som pesadíssimo, agressivo e direto, o Santa Morte iniciou suas atividades em 2011 e conta com dois discos, Aos Verdadeiros (2012) e Cotidiano [In]Comum (2015). Suas letras são sobre a dura realidade das ruas de São Paulo. A banda já fez parceria com Surra, Asfixia Social, Do Protesto a Resistência, Korzus, Infecção Raivosa e Coração de Herói.
O nome Santa Morte foi inspirado em uma figura sagrada do México Santa Muerte, que é tida como a padroeira dos criminosos e é severamente seguida por lugares violentos do país.
O show de volta da banda vai ser no dia 13 de abril no Stage Bar (Rua Brigadeiro Galvão 871, Barra Funda, São Paulo) com as bandas Bullet Bane, Bayside Kings e Fistt.