Ou você sabe improvisar ou você não é guitarrista. A improvisação faz parte do DNA de qualquer bom músico e a “Blue Note” é um daqueles temperos que podem ajudar você a criar cada vez mais coisas interessantes.
Ela é aquela nota bacaninha que você acrescenta dentro da escala criando uma sonoridade ímpar nos seus solos e riffs. Ah! E se você se perguntou porque raios esse nome e acha que ela veio do blues, parabéns! Você acertou!
Hoje, como a música é super dinâmica, você vai perceber que dá pra colocá-la em qualquer estilo musical. Isso aconteceu porque os solos de guitarra e violão sempre foram bastante influenciados pelo Blues e por isso isso acabou fazendo com que técnica fosse aplicada em todos os estilos musicais.
E não é sensacional demais isso?
A “The Blue Note” é encontrada como sendo uma nota fora da escala entre a terceira e quarta nota de uma pentatônica, por exemplo. É muito conhecida como “Pentablues” – Eu realmente só a conheço dentro das pentas, mas acredito que ela exista em outras escalas.
Francamente, por mais que eu tenha pesquisado, não achei uma real definição da origem da nota, mas muitos artistas e professores defendem que a origem vem de músicas africanas e, consequentemente, dos escravos negros do Estados Unidos, onde foi amplamente difundida no Blues.
Se você quer aprender ou matar a curiosidade sobre essa nota, acesse o vídeo e saiba mais. O cara dá uma super aula sobre a nota em uma guitarra. Enjoy!