Nossas redes

O que você está procurando ?

Geral

The Dead Rocks completa 15 anos e lança disco tributo

Em 2017, The Dead Rocks, uma das bandas mais bem sucedidas e ativas da cena surf brasileira, completa 15 anos de estrada e, para comemorar a data, a Reverb Brasil Records, em parceria com a banda, lançou o tributo Beach, Butts, Burgers and Beers – A Tribute to The Dead Rocks.

A banda de São Carlos, interior de São Paulo, iniciou suas atividades em 2002 e desde então já lançou cinco CDs, três compactos em vinil, um EP de 10 polegadas e dois LPs, sendo um deles ao vivo. Seus discos foram lançados por selos do Brasil, França, Estados Unidos, Portugal e Grécia e já participaram de várias coletâneas pelo mundo.

Publicidade

Muito desse reconhecimento da banda vem das suas incansáveis turnês internacionais; já fizeram quatro turnês pela Europa e uma na Argentina, tendo tocado em nada menos do que 11 países! Já tocaram de Norte a Sul do Brasil e fizeram turnês acompanhando nomes como o guitarrista norte-americano Daddy-o Grande, de Los Straitjackets, a argentina Didi Wray e o italiano Surfer Joe, com quem gravaram um compacto de 7” lançado no ano passado também pela Reverb Brasil Records. Tocaram nos principais festivais independentes do Brasil e fizeram aparições em diversos canais de televisão.

The Dead Rocks e Surfer Joe no Sesc Instrumental Brasil 

O tributo conta com a participação de 28 bandas de todo o mundo que fizeram de tudo um pouco com as faixas. Algumas soam bem parecidas com as gravações dos Dead Rocks, mas algumas se destacam justamente por terem subvertido os arranjos originais.

Publicidade

O disco abre com uma versão meio lounge com sintetizadores do Hiperpicles para Um Broto ApaixonanteBeach’s Beach aparece duas vezes: acústica pelas mãos da Footstep Surf Music Band e psicodélica tribal por Tizuim. Boogie Splash Crash ganhou letra na versão de Dasta and The Smokin’ Snakes, assim como  Nas Ondas da Emoção, que ganhou ar meio gypsy jazz, cantada pela argentina Melina Sarmiento.

Além disso temos a garageira Crash, Crash and Crash Again com referência ao Black Flag dos Bang Bang Babies, a psicodelia punk dos Light Strucks em Surf Explosão e dos Ambervisions em Super Ant Monster; Nicotine ganha ares faroésticos na mão do Caos y Estragos; já Os Gatunos deixaram Green Secret From Amazônia ainda mais amazônica, e The Raulis trouxeram sua latinidade a Les Yeux Noirs.

Surfing in the Kane é outra que aparece duas vezes, lotada de fuzz com os Beach Combers e mais sombria com Ivan Motosserra Surf & Trash, o teremin dos Hitchcocks trouxe mais suspense para L’Espion Invisible En Vacances.

Toda essa mistura de estilos mostra que a força das composições transcende os rótulos e coloca The Dead Rocks não só como uma das principais bandas de surf music brasileiras, mas também com um dos grandes expoentes da música instrumental como um todo. É muito legal também ver tanta gente envolvida no projeto reconhecendo a trajetória dos caras e tanta banda nova surgindo e dialogando com as gerações anteriores.

Publicidade

Além de poder escutar o tributo aqui na página e no Bandcamp da Reverb Brasil Records, preparamos também uma playlist no Spotify com as versões originais das músicas para você ouvir lado a lado e deixar ali nos comentários a sua versão preferida. E não é só isso! Quem deixar comentário aqui no blog está concorrendo a uma cópia do CD e ainda um compacto em vinil dos The Dead Rocks junto com o Surfer Joe, gravado no Brasil em 2016 e lançado em conjunto com a Reverb Brasil Records. O resultado já sai na próxima coluna, que agora passa a ser quinzenal.

Surf Report
O Surf Report também é um programa de rádio, que vai ao ar aos sábados às 18h, na Antena Zero. O programa e a coluna dialogam, e você pode ouvir lá um pouco do que leu por aqui. Os programas anteriores também estão disponíveis no Mixcloud.

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

A banda santista de surf music Mad Haoles se apresenta nesta quinta-feira (22), na Comedoria do Sesc Santos. A casa abre às 20h e...

Gringolândia

Após cancelar a apresentação no Lollapalooza Brasil, a banda Paramore surpreendeu ao lançar uma versão de Burning Down The House, clássico do Talking Heads....

BR

O vitorioso projeto Cássia Reggae dá uma volta ao sol e chega ao terceiro volume do álbum-homenagem à cantora Cássia Eller, com releituras de...

Agenda

A segunda edição do Viva + Rock será realizada nesta quarta-feira (25), das 17h às 21h, na Concha Acústica Vicente de Carvalho (orla do...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos