Para agradar a todos os gostos, na 40ª edição do #SubsoloNaCaldeira, apresentaremos uma banda de metalcore, uma de djent e outra de hardcore, todas do ABC Paulista. Solte o play nas músicas e saca só!
Colwire
Formada no início de 2010, a Colwire tem fortes influências, indo do mais moderno e pesado mesclado com death metal e o hardcore mais leve. No final do mesmo ano, lançaram os primeiros singles, Sentindo o Ódio e A Rainha. E foi aí que pudemos ver uma banda de qualidade se formando. No começo de 2011, gravaram mais duas músicas intituladas Julgamento e O Céu Não Vai Te Salvar, que ainda rendeu um videoclipe, completando, assim, seu primeiro trabalho de estúdio, o EP Holocausto.
Já em 2012, o grupo gravou um novo single com o produtor Adair Daufembach, responsável por produzir conteúdo para John Wayne, Project 46, Huaska, Maiuettica, Ponto Nulo no Céu entre outros. M.I.D.I.A. foi o primeiro estouro da banda, que marcou definitivamente seu espaço na cena underground da região. O som ainda rendeu um lyric video para a banda.
No começo do ano da Copa do Mundo, eles apostaram em Eterna, seu primeiro disco. O disco conta com nove faixas, dentre elas Teoricamente Correto, do antigo EP. Com esse trabalho, o grupo começou a ter olhares para fora do ABC, sendo reconhecido na cena paulista e nacional.
Em 2017, passou por algumas mudanças em sua formação, mas mesmo assim não ficou parada ou entrou em hiato. Pelo contrário, a banda fez muitos shows e ainda lançou seu segundo disco, Silenciados.
Colwire tem suas músicas em português com muitos gritos. Sua pegada é extremamente pesada, o death metal misturado com o hardcore deixa seus sons diferenciados com muito groove entre os instrumentos. Mas mantém uma qualidade muito boa, tornando uma das melhores bandas atuais da cena. Se você gosta de bandas como Project 46, irá se deliciar com a Colwire.
Affortiore
Metalcore com djent, essa é a aposta da belíssima Affortiore. O grupo iniciou a trajetória com o EP Antares, que continha seis faixas. O trabalho foi gravado, mixado e masterizado por Diego Castro, responsável por discos de Sea Smile, Inversa, Allkings, entre outros.
E não foi somente com Antares que o Affortiore se destacou. O grupo conseguiu sucesso rápidamente e logo em seguida, lançou o EP Lotus. Esse disco veio em parceria com a Inversa, banda também de Djent de Mogi das Cruzes/SP. O EP conta com três faixas, sendo, uma delas de cada banda e um interlúdio. O som da Affortiore é Expansão da Consciência, que mostra um metalcore com djent muito bem feito.
Pra quem curte bandas como Novelists, Erra e Volumes irá gostar muito de Affortiore. Suas músicas em português, com uma ótima sintonia entre berros e não, fazem com que suas canções não enjoem, coisa que acontece com muitas bandas do estilo.
Negative Control
O Negative Control é uma das maiores bandas de hardcore do ABC e do país. A banda, que nasceu em setembro de 1995, tem os discos Vivendo Sob Pressão, lançado em 1998, Para Certos Fatos Não Existem Argumentos, lançado em 2000, e o último, Além do Seu Limite, de 2014. O grupo ainda participou de 13 coletâneas/splits/CD’s.
Integrado por Claudia, vocalista, Max, guitarrista, Junior, baixista e Pingo, baterista, a Negative Control aposta em um hardcore muito rápido no melhor estilo thrashcore. Com músicas rápidas, em português e dando aquela bufetada na sociedade, a banda faz boas músicas e sempre será lembrada no cenário underground brasileiro.
Se você curte Surra, Negative Control fará parte do seu setlist no celular. Provavelmente, os santistas devem se inspirar na banda do ABC.