Trio gaúcho El Negro explora rotoscopia em novo registro audiovisual

Trio gaúcho El Negro explora rotoscopia em novo registro audiovisual

Foto: Doni Maciel/Divulgação

O trio gaúcho El Negro lançou o clipe de Cinza, faixa de seu homônimo álbum de estreia lançado em 2014. O material levou dois anos para ficar pronto porque usou o efeito de rotoscopia, onde cada segundo do vídeo é produzido por 24 fotos trabalhadas à mão. Com concepção de José Pedro Bortolini e Guilherme Petry, resultado é primoroso.

“Cada um dos mais mais de 2 mil quadros que fazem o filme foram desenhados e distorcidos individualmente no Adobe Photoshop, para dar essa efeito. Depois joguei alguns efeitos para reforçar mais a textura dos brushes e pinceladas, dando esse aspecto mais pesado e diferente”, conta Bortolini.

O vocalista e guitarrista, Mumu, comentou o som: “A música fala sobre a dificuldade de enfrentar a vida, quando muitas vezes ela mesma pode jogar contra e como tudo parece ser mais fácil se temos alguém do nosso lado”.

Formado por Mumu (vocal e guitarra), Fabian Steinert (baixo) e Leandro Schirmer (bateria), o trio se prepara para lançar o segundo álbum de sua carreira, Tudo Vai Mudar, ainda no começo de março.

O power trio gaúcho El Negro é formado por Mumu (vocal e guitarra), Fabian Steinert (baixo) e Leandro Schirmer (bateria). A banda foi formada no início de 2012, quando lançou o single com clipe Pé no Talo, cujas captações foram feitas no estúdio Guga Munhoz, com mixagem de Ray Zimmer e masterização do norte-americano Jim Diamond (ex-baixista do The Dirtbombs e produtor dos dois primeiros discos dos The White Stripes).

Em dezembro deste mesmo ano, o trio registrou ao vivo dez músicas em dois dias de gravação, em uma fábrica abandonada, num clima total old school. A captação ficou por conta do produtor holandês, radicado no Brasil, Marcel Van der Zwam.

O resultado é o primeiro álbum da banda, homônimo, lançado em maio de 2014. O El Negro fez uma série de shows pelo Rio Grande do Sul e pelo Rio de Janeiro, onde foi convidado para gravar no clássico estúdio Toca do Bandido, com produção de Felipe Rodarte. O resultado é o seu segundo álbum, Tudo Vai Mudar, que será nas próximas semanas.