Nossas redes

O que você está procurando ?

Disqueria - Carlos da Hora

Wu-Tang Clan, Madvillain e os beats do hip hop alternativo

Quando falamos que algo é alternativo no mundo musical, significa que aquilo foge do mainstream daquele determinado assunto. Em todos os gêneros vemos isso, inclusive no hip hop – mesmo já conhecido por ser uma grande metamorfose.

A variação vem em função de diversos fatores. Uma diversificação do gênero bem exemplificada é o disco Yeezus (2013), do rapper Kanye West, que tem claras vertentes experimentais, até então pouco abordado nesse nicho. Aliás, o pessoal do Clipping também faz um grande som misturando os dois gêneros. Contudo, isso é assunto para outra hora.

Wu-Tang Clan

Formado no início da década de 1990, o Wu-Tang Clan estourou logo no seu disco de estreia, Enter the Wu-Tang (36 Chambers) (1993). O grupo formado por RZA, GZA, Inspectah Deck, Ghostface Killah, entre outros, ganhou um público com a sua maneira agressiva de fazer música. Muitos colocam os discos do conjunto como hardcore hip hop, justamente pela semelhança com gêneros mais pesados.

Publicidade

Embora o Clan tenha diversas qualidades, destaco o papel de RZA. O rapper e produtor, também chamado por Robert Fitzgerald Diggs, ficou responsável por grande parte da produção dos álbuns do grupo. Variando seu conhecimento e gostos pessoais, RZA desenvolveu beats incríveis para o conjunto.

É daí que o alternativo começou surgir na cena. Muitas pessoas procuram sempre o vocal de uma música, isso vale para todos os gêneros, mas o som de fundo também pode trazer uma mensagem, ou apenas ser tão incrível quanto uma letra.

MF DOOM

Daniel Dumile, também conhecido como MF DOOM, nunca escondeu a sua inspiração no Wu-Tang Clan para fazer música. Aliás, ele já fez parcerias com diversos membros do grupo. Com destaque para o disco Czarface Meets Metal Face (2018), trabalho mais atual onde Daniel se junta ao Czarface, conjunto que tem Inspectah Deck como um dos membros.

MF DOOM produziu boa parte de sua discografia, com uma peculiaridade na maioria das vezes criar canções curtas, ele segue muito a inspiração de RZA para promover batidas inovadoras e que quase sempre se sobressaem.

Publicidade

Como resultado disso, é possível analisar o parte final do álbum MM… FOOD (2004). Kon Karne, Guinnesses, Kon Queso e Rapp Snitch Knishes tem beats que você dificilmente vai conseguir focar apenas no vocal.

Com toda essa paixão por batidas e inovação, DOOM conheceu o músico Madlib. Decerto, todas essas idéias similares entre ambos encaixou de forma espetacular.

Madvillain

Juntos, sob o nome de Madvillain, o duo divulgou apenas um álbum, intitulado Madvillainy (2004). Com 22 músicas e 46 minutos de duração – se lembra das músicas curtas? – o disco me fez enxergar com outros olhos a instrumentação de canções no geral.

Flertando muito com o jazz no geral, os beats do trabalho são tão incríveis que tiveram de ser lançados posteriormente no Madvillainy Instrumentals.

Publicidade
Beat de Supervillain Theme ficou tão bom que o duo optou por lança-la sem vocal

No entanto, as partes vocais de MF DOOM é igualmente incrível. Por isso digo com certeza que o álbum é um dos melhores trabalhos relacionados ao hip hop no século.

Outros grandes nome do hip hop alternativo criados a partir do Wu-Tang Clan

Se você curtir qualquer um dos sons relacionados a essa publicação, saiba que existem dezenas de músicos que visam essa produção de beats mais elaboradas, mas claro, sem esquecer do bom e velho vocal coberto de rimas. Abaixo vou disponibilizar uma lista com nomes que se encaixam no gênero e fazem um grande trabalho musical.

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

Considerado por muitos como o maior grupo de hip-hop de todos os tempos, o Wu-Tang Clan confirmou show no Brasil. A apresentação será em...

Disqueria - Carlos da Hora

Na tarde da última quinta-feira (31) – último dia de um conturbado 2020 – fomos surpreendidos com o anúncio da morte do rapper MF...

Gringolândia

Foi anunciado nesta quinta-feira (31), a morte do rapper Daniel Dumile – mais conhecido como MF DOOM. O informe que pegou todos de surpresa...

Agenda

A plataforma Popload Gig começa o ano de 2020 com um show histórico. O grupo americano Wu-Tang Clan tocará pela primeira vez no Brasil com...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos