O que você está procurando?

Geral

Let It Be: 50 anos do lançamento do último álbum dos Beatles

Há 50 anos, os Beatles lançavam Let It Be. Contudo, assim colocavam um ponto final na história da banda. Até o momento, Paul McCartney já havia anunciado o fim da banda, além de que seu primeiro álbum, McCartney, já estava em circulação.

Embora muitos coloquem em vista que foi Paul que colocou o fim, o contexto é diferente. John Lennon, durante uma reunião, simplesmente soltou a frase “estou saindo da banda”. Paul deu apenas o recado para todos.

Atualmente, Let It Be traz o saudosismo de um sonho que, infelizmente, terminou em 1980, com a morte de John.

Continua depois da publicidade

As gravações

Em 1969, Paul teve a ideia de gravar um álbum/documentário, planejando voltar às raízes. Em comum acordo, apesar de desfeitas de John, que teria até chamado Eric Clapton para assumir seu lugar, resolveram gravar o álbum como se fosse ao vivo, igual ao Please Please Me.

Lennon chegou a dizer a George Martin: “dessa vez será honesto, e não uma daquelas porcarias que você faz”. Martin poderia ter dito que “todos os álbuns dos Beatles eram honestos, até aquele momento”. Mas engoliu.

Durante o processo, câmeras os seguiam em momentos de leveza, como Ringo e Paul tocando boogie woogie no piano, ou John e Yoko valsando em I Me Mine. Ao mesmo tempo, mostrava raiva, com George discutindo com Paul, ao ponto do guitarrista ter saído da banda temporariamente.

Faixas a Faixa

‘I Dig a Pygmy‘, by Charles Hawtrey and the Deaf Aids… Phase One, in which Doris gets her oats!

Com a frase acima, Lennon inicia o álbum, seguindo para Two Of Us, uma balada que, segundo Paul, era sobre Linda Eastmen, sua futura esposa. Contudo, pode-se perceber que tem um pouco sobre o John Lennon, devido a tensão profissional.

Continua depois da publicidade

Considerada pelo próprio Lennon como “um pedaço de lixo”, Dig a Pony consiste em várias frases sem sentindo, culminando em um All I Want Is You.

Across The Universe até hoje é tratada com muito carinho, devido à sua atmosfera calma. Lennon assume os vocais.

Em I Me Mine, Harrison assume os vocais em uma valsa. Entretanto, com a falta de John Lennon no local, se tornaria a última faixa gravada pelos Beatles.

Let It Be é uma das faixas que não precisa de apresentações. Conhecida mundialmente, a canção com uma mensagem extremamente positiva veio em um momento de tormenta, após o falecimento de Brian Epstein.

Continua depois da publicidade

Maggie May foi durante 108 anos um hino em Liverpool. No filme O Garoto de Liverpool, usando licença poética, seria a primeira música que John aprenderia no banjo.

Rooftop Concert

I’ve Got a Feeling, contudo, faz você subir nos telhados da Abbey Road. Mas, claro, sem a presença de ter o equipamento desligado pela polícia. Uma faixa que atualmente nos conforta. Everybody have a hard year.

The Long And Winding Road poderia até arriscar a dizer que tem uma força igual ou maior que Let It Be. Trazendo Billy Preston, a faixa logo se destaca com sua orquestração.

For You Blue, mais uma de George Harrison, conta uma guitarra havaiana de Lennon, sendo tocada com cartuchos de bala.

Continua depois da publicidade

Imediatamente, o álbum se fecha com Get Back. Após o último acorde, Lennon se despede da multidão:

“Gostaria de agradecer a vocês em nome da banda e de nós mesmos, e espero que tenhamos passado neste teste”.

Por fim, os Beatles passaram no teste do tempo. Afinal, até hoje são endeusados pela genialidade. Como resultado, recebem o mesmo amor que entregam.

Mas, isso é um outro assunto…

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Existem faixas na cultura pop que parecem um objeto sagrado, que se tornam parte da história de modo tão forte que não se toca,...

BR

Paul McCartney fez um show no Maracanã que foi parar no Guiness Book. O beatle é o único grande artista internacional que sai do...

Agenda

Paul McCartney é um artista que segue muito suas tradições e hábitos. Desde 2010, sua lista de pedidos para backstage é considerada tranquila e...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos