Dois anos se passaram desde que Ace Frehley, conhecido por muitos como ex-guitarrista do Kiss e criador de uma das maquiagens mais icônicas do mundo do rock, lançou seu último álbum, Origins Vol. I. Desta vez, Frehley retorna com Spaceman, registro recheado de guitarras energéticas e temáticas espaciais.
Com noves canções, incluindo uma cover de Eddie Money, o disco traz a participação especial de Gene Simmons, baixista do KISS, na primeira faixa, Without You I’m Nothing, que também foi escrita em conjunto entre os ex-companheiros de palco, além de Your Wish Is My Command, que seria gravada pelo Kiss na era clássica da banda.
A especulação sobre uma parceria se tornou verdadeira quando Ace se apresentou junto a Gene durante o lançamento de um cofre com materiais do baixista.
Todas as faixas, em exceção das já citadas, foram escritas pelo guitarrista. Os dois singles, Bronx Boy (lançada dia 27 de abril) e Rockin With The Boys (9 de agosto), só aumentaram as expectativas dos fãs, por entregarem um poderoso hard rock, marca do guitarrista desde que se apresentava com o Kiss e também com o Frehley’s Comet, banda que chegou a lançar três álbuns (dois de estúdio e um ao vivo) na década de 1980.
Sobre as faixas:
O álbum começa com o inconfundível riff de baixo (ou seria machado?) de Gene Simmons em Without You I’m Nothing. O som pesado e impulsionado proporciona um início eletrizante e emocionante ao disco. Rockin With The Boys foi escrita durante a década de 1970, contando a vida em turnê com o Kiss, o que chega a ser cativante. Your Wish Is My Command, segunda faixa que apresenta Gene, dá a sensação de Firehouse, do primeiro álbum do Kiss.
Bronx Boy, recheada de riffs, é a faixa mais gritante do álbum, bastante apropriada para se lembrar da história de Ace Frehley antes do Kiss, enquanto corria pelas ruas de Nova York, junto de sua gangue Ducky Boys. Persuit Of Rock n’ Roll continua com a natureza biográfica do guitarrista, com gritos à la Elvis, Chuck Berry e The Beatles.
I Wanna Go Back é a faixa mais rock ballad do álbum, seguindo a linha da original feita por Eddie Money. Mission to Mars é a ladeira abaixo do álbum, sendo a menos cativante, o que poderia ter sido totalmente dispensável. Off My Back com mais um riff estrondoso é acompanhada de um solo bem típico de Ace.
O álbum termina com Quantum Flux, uma instrumental, da mesma forma que seu álbum solo de 1978 foi encerrada com Fractured Mirror.
Podemos dizer que Spaceman é a resposta de Ace para seu solo do Kiss. Como se o solo fosse o pai e seu novo álbum fosse o filho que acabou de nascer.