Black Pantera eterniza show histórico no Circo Voador e lança primeiro audiovisual da carreira

O Black Pantera lançou o primeiro registro audiovisual da carreira com Resistência! Ao Vivo no Circo Voador, já disponível nas plataformas digitais. Gravado no dia 19 de novembro do ano passado, véspera do Dia da Consciência Negra, o trabalho documenta uma das apresentações mais simbólicas da trajetória do trio mineiro, que celebrou 11 anos de estrada em uma noite histórica no Circo Voador. Formada em Uberaba, em 2014, a banda se consolidou como um dos principais nomes do rock e do metal brasileiro contemporâneo ao unir punk, hardcore e heavy metal com letras marcadas por posicionamentos antirracistas e sociais. Atualmente composto por Chaene da Gama, Charles Gama e Rodrigo “Pancho” Augusto, o grupo transforma o palco em espaço de resistência, discurso político e catarse coletiva, algo que ganha ainda mais força neste lançamento ao vivo. O repertório de Resistência! Ao Vivo no Circo Voador reúne versões intensas de músicas como Perpétuo, Candeia, Tradução, Padrão É O Caralho e Mosha, além dos singles Fogo nos Racistas e Cola, já apresentados anteriormente. O material também chega acompanhado dos clipes de Intro/Padrão É o Caralho, Candeia/Estandarte e Mosha, enquanto os vídeos das demais faixas serão disponibilizados gradualmente no canal oficial da banda até 15 de junho. Segundo Chaene da Gama, em entrevista ao Blog N’ Roll no dia seguinte à gravação, o lançamento representa o encerramento de um ciclo importante dentro da trajetória do Black Pantera. “Foi uma noite histórica de celebração, de conquista, de vitória. Uma luta que já dura 12 anos, mas que vem antes de nós, antes dos nossos pais. Poder falar sobre questões tão pertinentes com essa seriedade é sempre uma honra”, comentou o músico sobre a apresentação registrada no Circo Voador. O baterista Pancho destacou a conexão criada com o público carioca durante a gravação do audiovisual. “Cara, foi simplesmente surreal, de verdade. Em 11 anos de Black Pantera, aquele público do Rio de Janeiro estava extremamente conectado com a banda”, afirmou. Já Chaene ressaltou a estrutura envolvida na produção do projeto e o impacto emocional daquela noite. “Foram 18 câmeras, uma equipe gigantesca gravando. Vai ficar lindo. Imagina a edição disso. Foi uma hora e vinte de catarse, foi histórico. Vocês vão ver quando sair. Esses foram os melhores shows da nossa vida, de verdade.” Além do lançamento nas plataformas digitais pela Deck, o show completo também ganhou exibição especial no Canal Bis, ampliando o alcance de um projeto que reforça a relevância artística e política do Black Pantera dentro da música brasileira contemporânea. O próximo grande show da banda será no Allianz Parque, no próximo sábado (16) como ato de abertura para o Korn.

Black Pantera solta “Cola”, segunda amostra do Ao Vivo no Circo Voador

O trio mineiro Black Pantera deu mais um passo rumo ao lançamento de seu primeiro álbum audiovisual. A banda soltou hoje o single Cola (Ao Vivo no Circo Voador), segunda amostra do projeto Resistência! Ao Vivo no Circo Voador, que será lançado na íntegra pela Deck no dia 8 de maio. Gravada em uma noite histórica em 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, a faixa captura a energia visceral da celebração de 11 anos da banda. Mas Cola carrega um significado que vai além dos riffs pesados: a música se tornou a trilha oficial do “mosh das meninas”, a roda-punk exclusivamente feminina que virou marca registrada das apresentações do grupo. Mosh como ferramenta de luta Para o baixista e vocalista Chaene da Gama, registrar esse momento em audiovisual era fundamental. “O mosh das meninas é muito importante para a dinâmica do show. É uma música que dá pra gente trazer elas para o protagonismo, deixar elas no centro, e falar sobre o combate à misoginia e ao feminicídio”, explica. A versão ao vivo potencializa a letra, que já era um soco no estômago em sua versão de estúdio. O clipe que acompanha o single foca justamente na força das mulheres que ocupam o espaço da plateia com segurança e liberdade, transformando a agressividade sonora do hardcore em um ato de união e proteção. Exibição no Bis O álbum completo e o audiovisual Resistência! chegam em 8 de maio. Para quem não quer perder nenhum detalhe, o show será transmitido pelo Canal Bis na mesma data. Até lá, o público pode conferir Cola e o single anterior, Fogo nos Racistas, que já dão o tom do que foi essa noite incendiária no Rio de Janeiro.

Black Pantera lança “Fogo nos Racistas” gravado no Circo Voador

O trio mineiro Black Pantera acaba de dar o primeiro passo para o lançamento do registro mais importante de sua década de estrada. Já está disponível o single Fogo nos Racistas (Ao Vivo no Circo Voador), faixa escolhida para abrir os trabalhos do álbum e DVD Resistência!, que chega às plataformas em abril pela gravadora Deck. Gravado em uma noite histórica no dia 19 de novembro (véspera do Dia da Consciência Negra), o show celebrou os 11 anos da banda em um Circo Voador lotado e pulsante. Ideia “lançada na cara” com Fogo nos Racistas Escolher Fogo nos Racistas como primeiro single não foi apenas uma decisão estratégica, mas um posicionamento político. A faixa é o pilar central do discurso da banda e, na versão ao vivo, ganha uma camada extra de agressividade e urgência com o coro do público carioca. “Essa música diz muito sobre o que o Black Pantera representa. É um som furioso, sem subjetividade, é simplesmente a ideia sendo lançada na cara mesmo”, define o baixista e vocalista Chaene da Gama. “Pikachu do Mosh” O lançamento vem acompanhado de um videoclipe que captura a “fervura” do Circo Voador. Um detalhe curioso que já está chamando a atenção dos fãs é a presença inusitada de um fã fantasiado de Pikachu, que mergulha e desaparece em meio à roda punk ensandecida puxada pelo trio. Lançamento e transmissão O álbum completo Resistência! Ao Vivo no Circo Voador será lançado em abril. No entanto, os fãs terão uma experiência completa no dia 8 de maio, quando o Canal Bis transmitirá o show na íntegra para todo o Brasil.

Após novidades com Korn e Rock in Rio, Black Pantera anuncia primeiro audiovisual

Se existe uma banda que define o “agora” do rock brasileiro, esse nome é Black Pantera. O trio mineiro formado por Charles Gama, Chaene da Gama e Rodrigo “Pancho” consolidou em 2026 uma trajetória que muitos levam décadas para alcançar. O grupo acaba de anunciar uma agenda que coloca o metal nacional em destaque nos maiores palcos do país e do mundo. O grande marco de abril é o lançamento de Resistência! Ao Vivo no Circo Voador. O primeiro registro audiovisual da banda documenta a noite histórica de 19 de novembro do ano passado, no Rio de Janeiro, celebrando os 11 anos de carreira na véspera do Dia da Consciência Negra. O repertório traz a fúria de hinos como Fogo Nos Racistas e Padrão é o Caralho, capturando a catarse que o trio promove ao vivo. Do Allianz Parque ao Rock in Rio A agenda de shows para os próximos meses é de tirar o fôlego. No dia 16 de maio, o Black Pantera sobe ao palco do Allianz Parque, em São Paulo, para abrir o show dos gigantes do Korn. Para os mineiros, dividir o palco com os pioneiros do nu metal é um fechamento de ciclo, já que o Korn é uma das maiores influências declaradas do grupo. E não para por aí: o trio foi confirmado pela terceira vez no Rock in Rio. Eles se apresentam no dia 5 de setembro, no Palco Sunset, consolidando-se como uma das poucas bandas de rock pesado a ter residência quase fixa no festival. Reconhecimento e novo disco A fase iluminada rendeu indicações ao Prêmio da Música Brasileira nas categorias “Melhor Artista” e “Melhor Lançamento (Rock)” pelo single Seleção Natural. Enquanto colhem os frutos, os caras já estão em estúdio com a gravadora Deck preparando o sucessor do aclamado Ascensão, com previsão de lançamento ainda para este segundo semestre.

Entrevista | Black Pantera – “O Circo Voador tem uma aura diferente”

O Black Pantera fez sua estreia em Santos e só este fato já seria histórico. Porém, quis o destino que a data coincidisse com o feriado do Dia da Consciência Negra (20) e eles fechariam a noite do Santos Festival Geek, no palco principal, logo após um bate papo com o Zack Taylor, eterno Power Ranger Preto. A banda teve problemas no aeroporto, vindo do Rio de Janeiro depois da histórica gravação do show no Circo Voador. Mesmo chegando em Santos com atraso, o power trio subiu ao palco, sem roadies, e passou o som. Ao vê-los, o público puxou o coro de Fogo nos Racistas, dando um spoiler do que seria a noite. “Nem começamos ainda”, Chaene (baixista) falou incrédulo. O show foi explosivo com as interações que a banda promove nos últimos anos, como a “roda das minas” e um momento em que o público todo se agacha e pula para puxar o refrão Fogo nos Racistas. Além das canções da banda, um cover de Carne Negra, de Elza Soares, emocionou o público. Coube ainda um improvisado trecho de Negro Drama dos Racionais MC’s. O Blog N’ Roll conversou com a banda após o show para saber sobre a sensação do show histórico e da gravação do show no Circo Voador na noite anterior. Hoje foi um dia histórico, com passagem de som e a galera toda gritando “fogo nos racistas”. Como é pra vocês tocar na Consciência Negra, ver esse movimento e perceber que a mensagem da banda está fazendo sentido para o público? Chane – Cara, foi doido porque a gente estava passando som e a galera já tava pilhada ali. Hoje teve uns atrasos por conta de aeroporto, por causa de voo que teve que descer em outro lugar. Mas a gente tinha noção de que seria legal. Você pode ver que tinha uma molecada nova aqui. Isso é foda, porque é transformador. Você vê que a banda tá atingindo um público de renovação. Então, é uma honra pra gente. A gente fica realmente impactado e muito feliz, com certeza. Para quem não estava no Rio de Janeiro, no Circo Voador, como foi a gravação do trabalho audiovisual? Pancho – Cara, foi simplesmente surreal, de verdade. Em 11 anos de Black Pantera, aquele público do Rio de Janeiro estava extremamente conectado com a banda. Cantando todas as músicas da primeira à última. Teve mosh, apareceu até o Pikachu lá no meio do rolê. Foi a realização de um sonho. Desde moleque, a gente vê várias gravações icônicas no Circo Voador. É uma casa histórica, não só pro Rio de Janeiro, mas pro Brasil. Por isso que a gente escolheu lá. Tem uma aura diferente. Foi o nosso quarto show lá, mas o primeiro que a gente não teve que abrir o show de alguém. É o primeiro show do Black Pantera. Foi a realização de um sonho. Estamos de almas lavadas, de verdade. Já sabem qual é o prazo para o lançamento? Chane – A gente ainda não tem ao certo. Acho que daqui uma semana a gente deve divulgar mais ou menos. Vamos fazer uma reunião com o pessoal da gravadora. Será que sai este ano? Pancho – Acho que é ano que vem. Chane – Eu queria que fosse especial de fim de ano, réveillon, mas deve ser ano que vem. Mas vai valer a pena. Foram 18 câmeras, uma equipe gigantesca gravando. Vai ficar lindo. Imagina a edição disso. Foi uma hora e vinte de catarse, foi histórico. Vocês vão ver quando sair. Esses foram os melhores shows da nossa vida, de verdade.

Black Pantera é a nova atração anunciada pelo Santos Criativa Festival Geek

O Santos Criativa Festival Geek 2025 promete uma edição ainda mais marcante e já começa a aquecer os motores com o anúncio de duas grandes novidades: o show da banda Black Pantera, um dos maiores nomes do rock/metal nacional, e a abertura das inscrições para o tradicional Artist’s Alley, espaço dedicado a quadrinistas, ilustradores e artistas independentes. Reconhecida internacionalmente, a Black Pantera carrega em suas letras mensagens potentes de resistência, inclusão e consciência social, conquistando uma legião de fãs e marcando presença em festivais de destaque dentro e fora do Brasil. O show do Black Pantera no Santos Geek será realizado em 20 de novembro, encerrando o primeiro dia do evento. Formada em Uberaba (MG), em 2014, a Black Pantera é composta por Charles Gama (guitarra e vocal), Chaene da Gama (baixo) e Rodrigo Pantera (bateria). O trio ganhou destaque no cenário musical com seu ‘crossover’ de metal, hardcore e punk, trazendo letras de forte impacto social. A sonoridade pesada e a postura combativa renderam convites para importantes festivais, como o Rock in Rio, onde o grupo fez uma das apresentações mais comentadas de 2022, além de turnês na Europa, passando por países como França, Alemanha e Suíça. Em 2023, a banda também participou do Download Festival, no Reino Unido, dividindo espaço com grandes nomes da cena mundial. Abertas inscrições para espaço de artistas Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Cultura abriu as inscrições para o Artist’s Alley, espaço que já se consolidou como um dos mais queridos do evento e ponto de encontro entre criadores e o público geek, valorizando a produção independente, os quadrinhos autorais e as novas linguagens visuais. O edital de chamamento público está publicado no Diário Oficial de Santos, página 38. O objetivo é credenciar 40 artistas interessados em participar da sétima edição do festival, que ocorrerá entre os dias 20 e 23 de novembro, no Centro Histórico. Podem se inscrever artistas de quadrinhos como roteiristas, desenhistas, arte-finalistas, coloristas, editores e escritores literários. Os interessados deverão preencher e encaminhar a ficha conforme modelo (Anexo I do edital), exclusivamente para o e-mail alleydosantosgeek@gmail.com, até às 16h de 29 de agosto.

Black Pantera lança o single duplo Black Book Club

A banda Black Pantera acaba de voltar de três shows importantes no exterior, sendo dois no festival Hellfest, na França, e outro no Rock Al Parque, na Colômbia. As apresentações foram em ótimos horários, com bom público, e vão amplificando a voz do trio mineiro pelo mundo. Aproveitando a excelente fase da carreira e também a comemoração do Dia Mundial do Rock, 13 de julho, eles lançam o single duplo Black Book Club. O projeto traz a versão original dessa música em português e também a cantada em inglês. “Uma das faixas mais importantes do álbum Perpétuo, que traz na letra uma frase que está na contracapa, ‘Guia de sobrevivência para o povo preto’. Uma música que fala sobre filosofia negra, filosofia dos guetos, como sobreviver no mundo de hoje. A gente faz uma alusão à uma biblioteca secreta, um manual de sobrevivência para o nosso povo”, comentou o baixista e vocalista Chaene. O som é hard rock, muito diferente do que eles costumam fazer, com uma pegada que lembra a banda americana Living Colour. Recentemente o Black Pantera lançou o single Unfuck This e, ano passado, o álbum Perpétuo, foi considerado o melhor do ano por vários veículos de imprensa e formadores de opinião. Eles também ganharam o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Banda de Rock”, o APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria “Melhor Música do Ano” por Tradução e concorreram ao Prêmio Multishow também na categoria “Melhor Banda de Rock”.

Best of Blues and Rock anuncia Alice Cooper e Deep Purple; veja lineup

O festival Best of Blues and Rock 2025, que acontece nos dias 7, 8, 14 e 15 de junho, anunciou as atrações do segundo final de semana: Alice Cooper, Deep Purple, Judith Hill, Black Pantera, Hurricanes e Marcão Britto com Thiago Castanho, da banda Charlie Brown Jr. Nos primeiros dias (7 e 8), se apresentam Richard Ashcroft, Barão Vermelho, Paula Lima, Vitor Kley, Cachorro Grande e a Dave Matthews Band, que faz dois shows. A 12a edição do evento acontece na parte externa do Auditório do Ibirapuera, e os ingressos estão disponíveis no site da Eventim. LINEUP 7/6 (sábado)Dave Matthews Band, Richard Ashcroft, Vitor Kley e Cachorro Grande 8/6 (domingo)Dave Matthews Band, Richard Ashcroft, Vitor Kley e Cachorro Grande 14/6 (sábado)Alice Cooper, Black Pantera e Marcão Britto e Thiago Castanho – Charlie Brown Jr. 15/6 (domingo)Deep Purple, Judith Hill e Hurricanes Valores dos ingressos do Best of Blues and Rock 20257 e 8/6 – Segundo Lote – R$ 810,00 (inteira) 14 e 15/6 – Primeiro Lote – R$ 600,00 (inteira)

Black Pantera revela single Cola; ouça!

Neste mês da Consciência Negra, o Black Pantera lançou o single Cola, que traz uma letra de empoderamento perante as atrocidades cometidas contra o povo preto. “A ideia é trazer coragem e união para combater o racismo e homenagear algumas figuras fundamentais da luta antirracista, como Malcon X, Panteras Negras, Dandara, Zumbi e outros”, comentou o vocalista, guitarrista e compositor Charles da Gama. Uma das maiores bandas de rock da atualidade, o Black Pantera vem cada vez ganhando mais espaço, participando de mais festivais e sendo ouvido por mais pessoas. O Black Pantera está em turnê do álbum Perpétuo (Deck/2024) e, além dos shows individuais, tocaram no Rock in Rio, Knotfest, nos shows do Living Colour, Sepultura, Sleaford Mods e outros pelo Brasil.