O live action de Mulan teve estreia adiada em consequência da progressão do coronavírus. O longa, que contava com o público chinês para seu desempenho comercial, teve que adiar seu lançamento por tempo indefinido.
Depois da notícia de fechamento de 70.000 cinemas na China, o maior mercado para o remake da Disney, tudo já estava caminhado a desandar. A estreia, que estava prevista para 27 de março, não tem mais datas previstas.
O orçamento do filme ultrapassou 200 milhões, tornando-se a adaptação mais cara da companhia até o momento. O analista de mídias Paul Dergarabedian, que acompanha a situação do filme, explicou o assunto ao Yahoo Finance.
“A China representa uma grande porcentagem do sucesso internacional e da fatia comercial de um filme. Portanto, isso terá um grande impacto sobre qualquer filme que estava para ser lançado”.
“O lado ruim é que a China vai lançar muitos filmes ladeira abaixo, mas nenhuma data será fixada”, conclui Dergarabedian. Portanto, novas estreias permanecem no stand by, para ressalva de grandes produtoras.
Além de Mulan e outros filmes, o coronavírus também afetou a distribuição de peças nos teatros. Na Itália, houve uma queda de 75% de público em comparação com o ano anterior. A situação já é reconhecida como crise do entretenimento no país, entretanto, não há expectativa de estabilização.
Metade dos cinemas no país também estão fechados, sendo o país europeu com mais casos confirmados da doença. A Itália figura atualmente como o terceiro país com maior número de casos, atrás da China e Coréia do Sul.