O cineasta Aaron Sorkin ganhou bastante notoriedade após ter escrito o aclamado A Rede Social, e ter dirigido os ótimos A Grande Jogada e Os 7 de Chicago. Em seu terceiro projeto como diretor, Apresentado os Ricardos, temos o seu filme mais fraco por vários motivos.
Seja por intermédio de seu texto menos ácido ou até mesmo por faltar uma maior proximidade com quem não é dos EUA, pois estamos falando de um longa que retrata um fato histórico desta nacionalidade e também mostra o quão estes amavam o seriado I Love Lucy.
Baseado em fatos reais, a história mostra o famoso casal Lucille Ball (Nicole Kidman) e Desi Arnaz (Javier Bardem), que protagonizaram durante anos o seriado I Love Lucy, cujos espectadores paravam os EUA para verem os episódios semanais. Mas tudo isso acabou indo para o ralo, após uma séria denúncia em relação a primeira estar envolvida com o Partido Comunista, além do seu casamento com Desi estar aos poucos se esgotando.
Imagem: Amazon Studios (Divulgação)
Realmente, Sorkin se viu perdido ao tentar quebrar este paradigma, ao retratar uma história que interessa mais um estadunidense que um brasileiro.
Para tentar se sobrepor, ele resolve criar uma espécie de “mock documentary” (um misto de documentário com longa live-action), porém ele se perde totalmente ao não saber inserir os discursos de alguns produtores do programa para falarem “o quão ele era grande e importante pros EUA”. Bastava cenas de 30 segundos ou até mesmo dois minutos, com alguns figurantes, que já eram suficientes.
Apesar do trabalho de maquiagem em Nicole Kidman e Javier Bardem está excelente (inclusive o Oscar pode vir para este filme, na categoria citada), você repara que eles realmente estavam um tanto quanto desconfortáveis em estarem presentes nesta produção. Tanto que o segundo esconde seu sotaque espanhol, mesmo em cenas aos quais ele seria um certo “charme”.
Fora que os arcos aos quais eles poderiam ter extrapolado as cenas mostrando bastidores do programa ou até mesmo a censura que estava rolando em Hollywood (tudo é embasado em diálogos, principalmente vindos de personagens como o encabeçado com JK Simmons).
Apresentado os Ricardos é uma típica produção feita apenas para os estadunidenses, aos quais consequentemente poderão ainda dar um Oscar apenas por este motivo.