O que você está procurando?

Falando Série - Lucas Krempel

Crítica: Irmandade – primeira temporada

Várias formas de narrar uma história de desigualdade social já foram exploradas em séries e filmes. Não posso cravar que seja uma novidade, mas certamente foge do comum o olhar dado em Irmandade, nova produção da Netflix, que chega à plataforma na próxima sexta-feira.

Ainda nos anos 1970, uma cena inicial nos apresenta Edson, um jovem negro da periferia, que é preso por fumar maconha em casa, após uma denúncia do próprio pai. Espancado por policiais, ele acaba sendo levado para a detenção sob os olhares perplexos da própria irmã.

Esse contexto inicial de Irmandade foi todo gravado em Cubatão, tendo a favela sob palafita como pano de fundo. E, quando somos levados aos anos 1990, acompanhamos toda a saga dos irmãos sob o olhar da irmã de Edson (Seu Jorge), Cristina (Naruna Costa), advogada do Ministério Público, que vive em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Cansado de sofrer com a repressão e tortura da polícia no presídio, Edson cria uma facção criminosa. O objetivo é garantir que nenhum preso sofra mais o que ele passou nos últimos anos. No entanto, para a luta ter força, Edson passa a comandar uma série de atos criminosos à distância.

Cristina, que acompanha uma de suas sessões no tribunal, decide pedir o apoio do Ministério Público para evitar que o irmão sofra mais torturas. Todavia, ela é aconselhada por sua superior a não dar prosseguimento no seu pedido. Mesmo sem saber que se trata do irmão de Cristina.

Jogada de risco

Disposta a mudar de uma vez por todas as condições do irmão no presídio, Cristina falsifica a assinatura da chefe e vai ao complexo penitenciário com o objetivo de tirar o irmão da cela solitária. O ato ilegal a leva a um caminho sem volta. A irmã do líder da facção criminosa é presa, mas passa menos de um dia sem liberdade.

Libertada por um investigador da Polícia Civil, especializado em facções criminosas, Cristina é usada como isca para desmantelar o grupo. Ou aceita a proposta e se mantém livre da cadeia ou seguirá sem liberdade por vários anos.

Continua depois da publicidade

Atuando como agente dupla (advogada da facção e informante da polícia), Cristina coloca a vida em jogo. Não bastasse essa tensão, ainda vê o irmão mais novo indo para o crime. A advogada também se apaixona por um dos integrantes da facção do irmão.

Irmandade é um thriller de tirar o fôlego, com olhar diferenciado e expectativa de desfecho brilhante. Todavia, assisti apenas seis dos oito episódios.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Especiais

Horas antes do início do último show da The Future Past World Tour, no Allianz Parque, em São Paulo, o Iron Maiden fez um...

Especiais

Quase sete anos depois de sua estreia no Brasil, a banda dinamarquesa Volbeat retornou ao país como convidada especial dos dois shows finais da...

Especiais

*A temporada mais grandiosa da história da Balaclava Records, que trouxe Smashing Pumpkins, Dinosaur Jr, King Krule, The Vaccines, entre tantos outros nomes incríveis...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos