O que você está procurando?

TV e Cinema

Crítica | Novela (1ª Temporada)

Engenharia do Cinema

No auge da Rede Globo dos anos 2000/2010, um dos grandes destaques da própria era o programa Video Show, que na época era apresentado por Otaviano Costa e Mônica Iozzi, com participações esporádicas e constantes de Miguel Falabella.

Hoje, o trio não está mais lá e os dois últimos finalmente estão trabalhando juntos em uma produção dramatúrgica para a Amazon, rotulada como “Novela“, e como eles sempre entregam produções de qualidade, aqui não poderia ser diferente.

Continua depois da publicidade

A história tem início com a roteirista Isabel (Iozzi), que escreve junto com o poderoso Lauro Vallente (Falabella) uma nova novela das nove, em uma grande emissora.

Porém, ao lançar a própria, este alega que apenas ele foi responsável pelo texto, o que acaba fazendo ela ficar furiosa. Em meio a uma coisa totalmente aleatória, ela é transportada para dentro da atração televisiva e assume o manto da protagonista.   

Imagem: Amazon Prime Video (Divulgação)

Com produção assinada pela equipe do “Porta dos Fundos” (que ultimamente não tem entregado bons projetos de humor), o roteiro de Gabriel Esteves, Valentina Castello Branco, Débora Guimarães e Mariana Pinheiro, sabe os talentos que estavam envolvidos neste projeto, uma vez que cada personagem consegue casar perfeitamente com os próprios.

Sim, é perceptível que tanto Iozzi, quanto Falabella improvisaram em algumas coisas (e isso é benéfico, uma vez que eles sempre fizeram isso).

Continua depois da publicidade

Só que embora estamos falando de uma atração que tem muito de seu mérito conquistado, por conta da dupla de protagonistas, a atração tem algumas pautas bastante interessantes colocadas em discussão (que nos fazem refletir, ao máximo) como na relação da cultura do cancelamento se metendo em obras de ficção e o quão o espectador está ficando ignorante com a qualidade final de algumas produções (já que todos passam a elogiar arcos sem sentido algum, na “nova” novela que está sendo vivenciada por Isabela). 

Como nem tudo é as mil maravilhas, a atração é dividida em oito episódios com cerca de 30 minutos cada. E como em toda série, ultimamente sentimos que devido a questões contratuais, muitos arcos são esticados, apenas com o intuito de completar a lacuna prometida, e por aqui, a situação sofre com isso. Inclusive, a produção poderia facilmente ter sido lançada como um filme (remetendo até mesmo aos clássicos “A Vida Em Preto e Branco” e “A Rosa Púrpura do Cairo“).

A primeira temporada de “Novela” consegue criar uma interessante atmosfera, e mostra que Iozzi e Falabella continuam entregando boas produções.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Céu descobriu-se compositora durante uma temporada no Lower East Side, em Nova York. Naquele início dos anos 2000, impactada pela performance das MCs pretas...

Agenda

São Paulo será palco, em agosto, de um espetáculo musical com produção internacional que conta a história de Elvis Presley. A data escolhida marca...

TV e Cinema

O Disney+ anunciou que já está iniciou a produção de O Coro: Sucesso, Aqui vou eu, nova série musical brasileira criada e dirigida por...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos