Nas últimas semanas, de forma não proposital, a Falando Séries deu uma viajada por alguns países em busca de novas e boas séries. Encontrou Derry Girls (Irlanda do Norte) e Cães de Berlim (Alemanha), ambas com grande aceitação em seus países e na Netflix. A pedida da semana vem de um lugar um pouco mais distante: Israel. Hashoter Hatov é uma comédia policial que tem tudo para agradar aos fãs de The Good Cop, Brooklyn Nine-Nine e The Office.
Danny Konfino (Yuval Somo) é um policial honesto, que precisa superar problemas familiares, colegas incompetentes e seu próprio temperamento para prestar bom serviço à comunidade.
Para manter sua reputação intacta, Danny está disposto a depor contra o próprio pai, que finge não ter mais condições de trabalho, ou entregar o amigo envolvido em um roubo. Só para citar alguns exemplos.
Apesar da honestidade, Danny não tem limites na hora de resolver os problemas pessoais ou combater o crime. Agride o psicólogo se o mesmo não fala o que ele quer ouvir, ensina o filho a devolver bullying na porrada e usa a truculência para extrair as informações dos criminosos.
O personagem de Danny, abandonado pela esposa no início da série, não chega a ser inédito na telinha, mas traz consigo características peculiares do conflito entre árabes e judeus. A própria equipe de Danny conta com um policial árabe, que é preterido em algumas operações.
Em um dos episódios, o policial árabe é atingido por um coice de uma anta. Ao acordar, no hospital, começa a se considerar judeu e renegar sua própria origem. A decisão da equipe, então, é colocá-lo para receber outro coice.
A primeira temporada de Hashoter Hatov, exibida em 2015, em Israel, conta com 15 episódios. Dois anos depois, a produção recebeu outra encomenda, com mais 15 episódios, ainda inéditos no Brasil. A terceira temporada já foi confirmada, mas sem data para estrear.
Mesmo sem ser 100% fiel a Hashoter Hatov, The Good Cop, que teve uma temporada exibida pela Netflix, com Tony Danza e Josh Groban, é considerada um remake da israelense.
Mais séries israelenses
Hostages
Para alguns, as séries israelenses podem parecer incomuns, mas não é bem assim. Além de Hashoter Hatov ter inspirado The Good Cop, outras produções como Rua Augusta, Sessão de Terapia e Homeland buscaram adaptações nesse país. Hostages, em breve, deve conquistar o mesmo. Um grupo mantém uma família de uma cirurgiã refém, para pressioná-la a assassinar o presidente dos EUA durante uma cirurgia.
Fauda
Thriller político que retrata a delicada relação entre Israel e Palestina. Na trama, ao descobrir que o militante do Hamas que ele pensou ter eliminado ainda está à solta, o agente veterano israelense Doron volta à ativa para caçar seu inimigo. Essa série tem duas temporadas disponíveis na Netflix. Para alguns, é tido como um Tropa de Elite israelense. E, com certeza, vai desagradar muito gente em função dos conflitos sem fim na região.
https://www.youtube.com/watch?v=1f–f2wU-SU
Shtisel
Shtisel é uma série dramática que segue o enredo de uma família judia ultraortodoxa que vive no bairro de Geula, na atual Jerusalém. Criadores e escritores são Ori Elon e Yehonatan Indursky. O show estreou em Yes Oh 29 de junho de 2013 e teve apenas duas temporadas. Mesmo tocando em um tema delicado, a série foi bem aceita após os criadores rodarem Srugim, sobre outro grupo religioso do Israel.
https://www.youtube.com/watch?v=nqzifO3Cask
Jornada de Heróis
Única ainda inédita no catálogo da Netflix, Jornada de Heróis estreia na próxima quinta-feira. Anos após um rompimento doloroso, quatro veteranos militares israelenses se reúnem e viajam para a Colômbia em busca de uma pessoa querida, que achavam estar morta. Vencedora do prêmio de Melhor Série no festival Canneseries de 2018, é baseada no romance de Amir Gutfreund.
Rapidinhas
Stranger Things
O ano não poderia começar melhor. Logo na virada, a Netflix divulgou o que os fãs mais aguardavam: a data de estreia da terceira temporada de Stranger Things, uma de suas principais produções. A nova leva de episódios será disponibilizada no dia 4 de julho. Sem adiantar muitos detalhes, sabe-se apenas que serão mais oito episódios, todos com os nomes já revelados. E eles se passam em 1985.
Marvel – O Justiceiro
Quem também teve sua data de estreia confirmada foi O Justiceiro, o sobrevivente da franquia Marvel dentro da Netflix. A segunda temporada estará disponível a partir do próximo dia 18. Na nova etapa, Frank Castle (Jon Bernthal) e Billy Russo (Ben Barnes), seu ex-companheiro de armas, terão alguns pontos para acertar até o fim da temporada.
Novidades na telinha
The Mentalist
Desde a última quarta-feira, a TNT Series exibe a quarta temporada de The Mentalist. Antes exibida pela Warner, a produção tem seus episódios revisitados em nova casa. Vale lembrar que The Mentalist já foi concluída, com sete temporadas. Exibição de segunda a sexta, às 22h30.
Estreias na HBO
A terceira temporada de True Detective estreia à 0h do dia 14. Na virada do dia 20 para 21, a HBO apresenta as terceiras temporadas de Crashing (1h) e High Maintenance (1h30).
Midnight Texas
A partir do próximo sábado, às 22h, na TNT Series, não perca esse drama em que Manfred, um poderoso médium, chega à remota cidade de Midnight, Texas, guiado pelo espírito de sua avó. Lá, o véu que separa o mundo dos mortos e dos vivos se torna cada vez mais fino, o que torna Midnight o refúgio ideal para vampiros, bruxas e criaturas.
Bobcat Goldthwait’s Misfits & Monsters
Lembra do Zed, o policial maluco que gritava nos filmes da Loucademia de Polícia? Então, o intérprete dele, Bobcat Goldthwait’s, está com essa produção na TBS. É uma comédia com diferentes histórias dos mais diversos gêneros, incluindo ficção científica dos anos 1970, thriller psicológico, comédia romântica e reality show. Toda sexta, às 22h30.