O sucesso estrondoso de La Casa de Papel deu um impulso e tanto para a divulgação de Elite, a nova produção espanhola da Netflix. Explica-se: três dos principais atores são oriundos da primeira série: Jaime Lorente (o Denver), Miguel Herrán (Rio) e María Pedraza (Alison Parker). Logo, a nova série já conta com uma base de fãs.
Depois vem outra referência visual: Rebeldes (RBD). Sim, aquela novela mexicana que fez barulho no Brasil, exibida pelo SBT. Se passa em uma escola, é falada em espanhol, tem diversos conflitos e até o uniforme é parecido. Dito isso, esqueça quaisquer influências. Elite não tem nada (ou quase) das suas citações acima.
Do que se trata? Vamos lá … Las Encinas é a melhor e mais exclusiva escola na Espanha, onde os filhos da elite estudam. É também para onde três alunos menos favorecidos são enviados depois de um problema estrutural na escola pública que frequentavam antes. Eles acham que estão com sorte, mas talvez não seja bem assim.
O choque entre aqueles que têm tudo e aqueles que não têm nada a perder cria um turbilhão que culmina em um assassinato. Quem está por trás do crime? Um recém-chegado de um mundo diferente? Ou existe algo escondido sob a superfície?
Diante desse enigma, o público é levado a acompanhar, de forma viciante, os oito episódios da primeira temporada. O ritmo é muito bom, a produção não se perde em querer abrir muitas janelas dentro de uma história compacta e objetiva. E o público jovem logo se identifica com a história. Conflitos amorosos, bullying, racismo, xenofobia, homofobia, consumo de drogas e sexo na escola, temas tão comuns e presentes no cotidiano dos jovens brasileiros, estão nessa produção.
Um dos temas que se destaca em meio ao mistério de quem cometeu o assassinato é o HIV e todo o preconceito praticado pelos alunos. O preconceito religioso também se faz presente com uma personagem muçulmana (Nadia Shana), muito bem interpretada por Mina El Hammani.
Ainda que não tenha sido confirmada, uma segunda temporada é bem provável. Quem já terminou de maratonar Elite sabe que os realizadores deixaram uma boa janela a ser explorada numa próxima fase. Tal como outras séries, não importa de qual plataforma, essa produção espanhola precisa ter bons números de audiência. E as primeiras prévias mostram que o caminho é do sucesso. Corre lá e maratone!