FERNANDA DURANTE
Os live-actions são uma grande aposta da indústria cinematográfica e entre esse atual boom de animações da Disney, que voltam para as telas com atores vivendo os personagens, estão as histórias japonesas. Esse é um mercado que costuma produzir diversas adaptações de um mesmo título. Por um lado, isso é bom, já que uma maior parte do público consegue ser alcançada. Mas, os filmes e séries baseados em mangás e animes também preocupam os fãs devido a uma possível falta de fidelidade à obra original.
Erased, no entanto, é uma boa adaptação feita pela Netflix. Não existem grandes mudanças na história. O roteiro é bom, diversas cenas são muito parecidas com as vistas no anime (visualmente lindas) e o núcleo infantil, responsável por levar boa parte da série, segura bem na atuação. Não que os adultos também não entreguem um bom trabalho, como é o caso do ator Yuki Furukawa, que interpreta o protagonistana fase adulta.
Satoru é um entregador de pizzas de 29 anos, que sonha em se tornar mangaká, um desenhista de mangás. Ele vive um fenômeno chamado de revivência, uma pequena volta no tempo, que faz com que ele tenha a oportunidade de consertar eventos que teriam finais tristes ou catastróficos.
Ao voltar do trabalho e encontrar a mãe assassinada dentro do seu apartamento, Satoru vira o principal suspeito do crime e ao tentar fugir da polícia, acaba voltando muitos anos no tempo, para sua época de infância. Sendo um adulto vivendo no corpo de um menino, Satoru não demora a descobrir que seu dever naquele momento é impedir a ação de um assassino, que seria o responsável pela morte de diversas crianças do seu bairro.
Além disso, o serial killer poderia ter relação com o assassinato de sua mãe no futuro. É então que ele se une com colegas de escola e juntos, tentam desvendar os casos. Com apenas uma temporada, com 12 episódios de 30 minutos cada, a produção está disponível na Netflix.
Para quem não está acostumado com áudio em japonês, está disponível a dublagem em inglês. Erased deve agradar quem gosta de histórias que envolvem assassinos em série, aventuras vividas por crianças, no maior estilo da famosa Stranger Things e amantes de suspenses.