Diante do cenário atual, a série documental Pandemia (2019) ocupou o quarto lugar no Top 10 das produções mais assistidas pelos brasileiros na Netflix, nesta última semana.
Com seis episódios de 50 minutos cada, o enredo conta os desafios enfrentados por cientistas, biólogos, médicos e demais profissionais da área de saúde, que se dedicam na cura de vírus globais.
Durante a narrativa, diversas pandemias são citadas. Assim como a preocupação dos profissionais em se preparar para uma possível tragédia que possa vir a acontecer nos dias atuais.
“Quando falamos de outra pandemia de gripe, não é uma questão de se, mas quando”.Dr. Dennis Carroll, diretor da Unidade de Ameaças Emergentes da USAID
Um ano devastador foi 1918, quando a Gripe Espanhola se espalhou pelo mundo por meio dos soldados que sobreviveram na segunda guerra mundial. Foram causadas as mortes de 50 a 100 milhões de pessoas. Isto é, 5% da população global daquela época.
Atualmente, nosso planeta é habitado por quase oito bilhões de pessoas. Já em 1918, eram cerca de 1,8 bilhões. De acordo com a série, se uma nova pandemia surgisse nos dias atuais, o resultado seria catastrófico. Dado que, os meios de locomoção são mais ágeis e práticos, como por exemplo os aviões.
Afinal, o que é uma pandemia?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo indica que a enfermidade se espalhou por diferentes continentes, com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
No dia 11 deste mês, a OMS declarou pandemia de COVID-19, o novo coronavírus. Esta enfermidade se caracteriza com sintomas leves, como nariz escorrendo, dor de garganta, tosse e febre, A doença pode ser mais grave para algumas pessoas, causando pneumonia ou dificuldade para respirar.
Confira um guia dos episódios de Pandemia:
1- Ele nos caça
Médicos dos EUA e da Ásia combatem a gripe com a população enquanto pesquisadores correm contra o tempo para desenvolver uma vacina universal.
2- A pandemia é agora
O debate sobre a vacinação se intensifica. Profissionais da saúde imunizam pessoas contra o Ebola no Congo e contra a gripe nos centros de detenção da fronteira EUA-México.
3- Procure, não esconda
No mundo todo, cientistas examinam animais e seus cuidadores contra novos vírus. Nos EUA e na Índia, médicos encaram longas jornadas no tratamento de pessoas com gripe.
4- Apegue-se às suas raízes
O discurso anti-vacina provoca ataques a médicos e profissionais de saúde no Congo. Apesar do corte de verbas nos EUA, pesquisadores fazem avanços na Guatemala.
5- Rezas podem funcionar
Em todo o mundo, o sentimento de família e a fé ajudam os médicos e defensores de saúde a encararem um árduo caminho na luta contra essa doença implacável.
6- Não parem agora
O sucesso de uns compensa o fracasso de outros. Surtos virais continuam provocando mortes ao redor do mundo, e uma pandemia ainda mais severa é eminente.