A riqueza do rock nacional dos anos 1970 supera tudo

Os anos 1970, de modo geral, sempre tiveram um quê apaixonante pra mim. Tanto em termos visuais, quando me recordo das roupas e estéticas expostos em diversos filmes e fotos, quanto musicalmente, ao me deparar com o amor que sinto em relação à uma extensa amplitude de discos produzidos durante o período.

Já ouvi dizer, por outras bocas, e por ventura em reportagens alheias, que o rock brasileiro teve outrora seu “boom” nos anos 1980. E de fato, talvez tenham razão no ponto midiático e até mercadológico da coisa. No entanto, é inegável que a década anterior tivera um material quilometricamente mais consistente.

Em 1970, por exemplo, Rita Lee lançou o debute Build Up. Ali, concebia-se de fato o primeiro passo para que ela posteriormente se tornasse a rainha do gênero no país. Vejo o período como admirável de forma transcendente ao rock, inclusive. Isso porque Clube da Esquina, Hyldon, Som Imaginário, entre outros grandes, surgiram e destacaram-se na época.

Pensando nisso tudo, decidi, impulsivamente, é verdade, montar uma playlist agregando algumas das faixas que mais aprecio lançadas no período. Confira!