PABLO MELLO
“O rock’n roll está morto” talvez seja uma das frases mais debatidas pelos fãs do gênero entre os últimos anos. Particularmente, acredito que a sentença continuará certa até que os mesmos voltem seus ouvidos – prioritariamente – às novidades.
Existem diversos artistas e bandas das mais variadas vertentes lançando material novo todos os dias. No entanto, somente os “dinossauros” têm lotado estádios e grandes palcos. Levando tudo isso em consideração, decidi trazer uma lista de quatro nomes que merecem a sua atuação.
1 – Lennon Fernandes
Resumindo a ópera, se você gosta de Raul Seixas ou Júpiter Maçã, já tem tudo para se familiarizar com a sonoridade do Lennon Fernandes. Nascido em São Paulo, o músico recentemente lançou seu oitavo trabalho de estúdio. Intitulado Abstrato Sensível, o disco conta com dez canções. Destaque para Viajante do Tempo e Sempre.
2 – A Olívia
Também de São Paulo, A Olívia pode ser considerada uma banda nova no cenário musical do país, já que lançou seu primeiro álbum em agosto deste ano. O disco se chama Jardineiros de Concreto e traz uma espécie de rock britânico-balançado. A faixa título é marcante, mas a canção Carne Crua desponta ao trazer uma boa letra e quebras à medida certa.
3 – Sound Bullet
Proveniente do Rio de Janeiro, o grupo de indie rock Sound Bullet já tem um EP e um álbum lançados. Influenciada por rock alternativo e post-rock, a banda já chegou a abrir para o ex-The Police Andy Summers! A música acima, When It Goes Wrong, contou com o vendedor do Grammy Geoff Sanoff como engenheiro de som. A faixa ainda foi masterizada nos EUA.
Em alguns momentos, o som da Bullet me traz recordações de Arctic Monkeys, Two Doors Cinema Club e afins. Em outros, o grupo me lembra bandas nacionais como Fresno, Supercombo, entre outros.
4 – Surr
Diretamente da “terrinha” do Blog’N Roll, vulgo Santos, a Surr está na estrada há cerca de dois anos e acabou de lançar o single Nascidos Para Matar. Sim, é exatamente o mesmo do filme de Stanley Kubrick – e a banda até brinca com isso em um lyric-video publicado via Facebook.
Finalista do último Festival da Juventude, promovido pela Prefeitura de Santos, o grupo esbanja atitude e peso em suas apresentações, sempre passeando entre nuances do heavy metal e do hard rock.