Há tempos que o fator audivisual ocupa boa parte da porcentagem dos parâmetros de importância para uma banda ou artista obter destaque. Ok, isso não é tanta novidade assim. Mas me apegando justamente neste gancho, pude observar alguns lançamentos mais do que interessantes na última semana. No pop, Di Ferrero e Geo lançaram, respectivamente, videoclipes para as faixas Satélite e Sentença. Já pelo rap, saíram novidades do Baco Exu do Blues e do Emicida. Enquanto isso, o Gorduratrans foi o nome da vez no rock.
1 – Di Ferrero – Sentença
Depois de vários anos à frente da NxZero, que passou do rock emo ao pop/rock com o decorrer de sua trajetória, o cantor entregou-se completamente às nuances do R&B e do pop com o single Sentença. Dirigido por dirigido por Fred Ouro Preto, o vídeo mostra o músico em meio a um prédio entre luzes piscantes. A canção em si me faz recordar de Jota Quest e outros tantos sons equivalentes ao ‘famoso’ mais do mesmo que “dá certo”.
2 – Geo – Satélite
Satélite é provavelmente um das canções mais intensas do EP de estreia da Geo. De Santos, a cantora já foi citada em algumas ocasiões pelo Blog. Neste audiovisual, a artista expressa toda a força do seu “sad pop”. São cores e maquiagens marcantes, além de um take mais do que notável nos 2min e 50seg, quando acontece uma espécie de “break”.
3 – Gorduratrans – Você Não Sabe Quantas Horas Eu Passei Olhando Pra Você
Lançada em 2015, como terceira faixa do álbum Repertório Infindável de Dolo Piadas, a música Você Não Sabe Quantas Horas Eu Passei Olhando Pra Você é o hit definitivo do Gorduratrans. O ponto curioso é que a canção ganhou videoclipe num ponto até que inusitado, levando em consideração que o duo carioca disponibilizou seu segundo disco há poucos meses.
De todo modo, é válido pontuar o grau de indagação que o clipe proporciona ao transmitir apenas algumas poucas cenas num quarto, além de cliques aproximados rodeados por uma tonalidade azul claro.
4 – Baco Exu do Blues – A Pele Que Habito
Em termos estéticos, este talvez seja o clipe mais belo dessa breve lista. A Pele Que Habito integra o álbum Esú, divulgado pelo Baco em 2017. O vídeo exibe uma variável exibição de movimentos e danças corporais quase sempre envoltos à tinturas de pele. O beat somado à voz do rapper fazem com que o expectador viaje em meio às imagens sem perder o feeling que a letra emite. O clipe foi dirigido por Dario Vetere.
5 – Emicida – Como Tudo Deve Ser
Para o DVD 10 anos de Triunfo, o Emicida fez uma versão ao vivo mais do que sentimental para a canção Como Tudo Deve Ser – originalmente gravado pelo Charlie Brown Jr. no disco 100% Charlie Brown Jr. – abalando a sua fábrica (2001). Com o músico paulista, a música tem um instrumental inicialmente carregado por um piano clean que posteriormente é somado à percussões e synths sutis.