Em tempos nos quais o público idolatra bandas covers ao invés de apoiar o trabalho autoral. Ou que prefeituras investem em shows de cópias de grandes nomes do rock, criticar o Greta Van Fleet é um sacrilégio. A comprovação veio no Palco Bud, neste domingo (7).

Parece Led Zeppelin? Sim. É bom? Sim. Tem algo próprio nas canções? Sim. Então deixa os caras. A pentelhação em cima da banda é típica do público que ficou velho e prefere ficar trancado no quarto ouvindo o mesmo som por décadas. Ou, simplesmente se emocionar com covers genéricos nos bares pelo Brasil.

Com exceção de um ou outro engraçadinho que gritava Led Zeppelin ou Robert Plant na pista, o apoio foi incondicional. Cada grito de Josh Kiszka foi festejado como um gol. O irmão do vocalista, Jake, não deixa por menos. Quando se propôs a solar (algo também cada dia mais raro nas bandas), a plateia também aplaude e dá gritos de incentivo.


Fotos: Camila Cara (Equipe MRossi / Divulgação)

E, quem pensa que eles estão incomodados com as críticas por soarem muito parecidos com a banda de Jimmy Page e Robert Plant, está completamente enganado. Quase nenhuma banda de rock, atualmente, pode se gabar de dar sold out na América do Norte, América do Sul, Europa e Oceania sem fazer grandes esforços.

O debute, Anthem Of The Peaceful Army (2018), e os EPs Black Smoke Rising e From The Fires – ambos de 2017, são a base desse repertório ainda em construção. Talento para evoluir e sair da sombra do Led, essa jovem banda tem de sobra. Resta aguardar por isso. Ou vocês acham que Rolling Stones, Queen e o próprio Led Zeppelin nunca se esbaldaram em seus ídolos no início da carreira? Se Robert Plant e Elton John deram a benção, quem sou eu para contrariar?

Alguma observação? Sim, melhorar os refrões. Ainda não tem algo cativante que faça o público cantar com a mesma intensidade que o Struts conseguiu um pouco antes. Que venha o show na Audio, nesta segunda-feira, com ingressos esgotados (só pra variar). Uma coisa é certa: o último dia do Lollapalooza foi um ode aos anos 1970. The Struts e Greta Van Fleet são os responsáveis por isso. Obrigado!