Gravado com um celular, Rica Silveira e KLR Dogtreze divulgam videoclipe de Estranhamente

Os artistas Rica Silveira e KLR Dogtreze liberaram o clipe da música Estranhamente. A faixa foi lançada na última quinta-feira (20). Com direção de arte do próprio Rica, o videoclipe foi gravado inteiramente em celular. “O vídeo foi filmado na sala de casa com um celular Galaxy A10 amarrado com fita isolante numa escada rs, duas lâmpadas de led pregadas em madeiras velhas e um pano preto na parede, o resultado final ficou surpreendente!”, comentou. Ademais, a canção tem produção de NG Noo Beat e já está disponível em todas as plataformas digitais. 2020 segue sendo um grande ano para o músico santista. Além de participar do evento Juntos pela Vila Gilda, Rica também divulgou o EP Low.

Junto e Misturando: Pilar remixa faixa do seu EP de estréia

A cantora e artista visual Pilar divulgou um remix para a sua faixa Junto e Misturando. Em resumo, a música integra o EP Confluir, divulgado em maio. Vale lembrar que a produção de estreia da compositora conta com seis faixas autorais, incluindo Favela City, feita em parceria com Zeca Baleiro. O remix foi feito pelo DJ Adriano Zago e contou com a produção dos engenheiros de som Paulo Ninja e Leo Shina. Recentemente, Pilar participou do evento Juntos Pela Vila Gilda, criado pelo Blog n’ Roll. Além disso, a campo-grandense também nos concedeu uma entrevista muito bacana que você confere por aqui.

Francisco, el Hombre e Moral Distraída revertem termo pejorativo no single Baile Sudaca

A banda brasileira Francisco, el Hombre e o grupo chileno Moral Distraída se uniram para produzir a faixa Baile Sudaca. Ademais, a música foi apresentada na última sexta-feira (21). Em síntese, a ideia dos músicos é virar o termo do avesso. Vale lembrar que ‘sudaca’ é uma expressão xenófoba usada para definir, de forma depreciativa, os sul-americanos, generalizando todas as culturas presentes no continente. “A visão externa do termo é pejorativa. Mas nós, olhando de dentro, encontramos e atribuímos o nosso valor a ele. O orgulho sudaca é o que nos une e o cria uma amálgama entre as nossas músicas e letras”, revela Camilo Zicavo, vocalista da Moral Distraída. Gravada entre o Brasil e o Chile, a canção teve a sua produção feita à distância antes mesmo de pandemia começar.

Laysa chega pesadona com o single Introducción; Ouça!

A rapper paulista Laysa lança o single Introducción na sexta-feira (21). A princípio, é a introdução do novo álbum, Ghetto Woman. A faixa, em parceria com a beatmaker Attlanta (@attlanta), trata de racismo estrutural, direitos das mulheres, além de liberdade de expressão e abuso sexual.  É uma mostra do segundo álbum que a cantora lança em setembro. Traz novas composições, narrativas pessoais. Inspirada no flow da música Ressalva, Laysa dá continuidade a sua sonoridade que mescla rap, reggae e dancehall presente em 129129, com versos explosivos, linhas implícitas e explícitas. Introducción é uma versão exclusiva produzida pela própria artista em parceria com o selo Nostalgia. Por fim, ela nos deixa a reflexão sobre a realidade dos jovens negros brasileiros que enfrentam preconceitos dentro do mercado de trabalho.  Mixado e masterizado por Sem (Rec Livre), distribuído pelo selo KL MÚSICA, selo do Dj KL Jay (Racionais). Ítalo Ferreiras (@ferreirasitalo), artista baiano nascido em Salvador, assina a arte da capa do single. 

Dirty Projectors lança novo EP em homenagem à Bossa Nova

Dirty Projectors divulgou o lançamento do terceiro EP para 2020: Super João. O trabalho conta com quatro canções, sendo Holy Mackerel o primeiro single disponível em homenagem ao cantor e compositor João Gilberto. Os singles contêm uma pegada suave de acordes de violão e um som equilibrado e marcante aos ouvintes. Além disso, mostra o amor e encanto pela bossa nova por parte do vocalista Dave Longstreth que produziu e interpretou o EP. “Super João é um sentimento”, diz Dave Longstreth ao falar sobre o novo trabalho e acrescentou: Este ciclo de EPs é sobre crescimento, transição, espaço, mudança de identidade. Alan Ginsberg tinha uma frase ‘primeiro pensamento, melhor pensamento’ para falar sobre um tipo específico de escrita – não escrita automática exatamente, mas rápida, espontânea, confiante. Para mim, essas canções são sobre a redescoberta daquele lugar, depois dos ouroboros estéreo da era Ivo Shandor (Dirty Projectors, Lamp Lit Prose). E eu acho que para nós – Felicia, Maia, Kristin, Mike e eu – é sobre encontrar pela primeira vez: tocar, escrever, aprender juntos como uma nova banda.” O cantor escreveu letras com Kyle Field (Little Wings) e gravou com seu vizinho de Los Angeles Kyle Thomas (King Tuff). Em suma Dirty Projectors disponibilizará o EP Super João no dia 4 de setembro e pretende lançar mais 20 faixas no dia 13 de novembro, intitulado 5 EPs. Confira abaixo Holy Mackerel e nas principais plataformas de streaming.

Pharrell Williams e Jay-Z lançam videoclipe potente; conheça Entrepreneur

Na sexta-feira (21), Pharrell Williams e Jay-Z lançaram um videoclipe potente, emocionante e necessário. Em resumo, Entrepreneur contempla os empreendedores negros dos Estados Unidos.  O trabalho reúne, ao mesmo tempo, diversas histórias inspiradoras e conta um pouco sobre a ascensão de cada pessoa mencionada. O clipe foi dirigido por Calmatic, por meio da Prettybird Production.  Ademais, a canção transmite coragem para dar o primeiro passo, em uma sociedade imersa no racismo estrutural. “Nesta posição sem escolha, um sistema aprisiona meninos negros. Distraia com ruído branco, os que sofreram lavagem cerebral tornaram-se garotos exagerados”, diz um trecho da música. A faixa foi produzida por The Neptunes.   Os empresários apresentados em Entrepreneur são: Issa Rae, Nipsey Hussle, Tyler, The Creator, Robert Hartwell, Six Sev, TyAnthony Davis (fundador da Vox Collegiate Junior High), Vincent Williams (fundador da Honey’s Kettle), Iddris Sandu, Beatrice Dixon (fundador da Honey’s Pot), Arthell & Darnell Isom (fundador da D’ART Shtajio), Neighbors SkateShop, Alrick Augustine, Denise Woodard (fundador da Partake Cookies),Chace Infinite (fundador da Harun Coffee Shop), Chef Alisa (fundador My Two Cents), Debbie Allen (fundador da Tribe Midwifery), Angela Richardson (fundador da PUR Home), Miss Bennett Fitness, Black and Mobile, Trill Paws Dog Accessories, Third Vault Yarns, e Nicholas Johnson, “O Primeiro Orador da Turma Negro da Faculdade de Princeton”.  Por fim, esta parceria entre Pharrell e Jay-Z é inédita. Anteriormente, Pharrell participou de APESHIT, música de Beyoncé e Jay-Z no álbum Everything Is Love, de 2018.  Projetos Pharrell também colaborou para a renomada revista norte-americana TIMES. O cantor trabalhou na curadoria do projeto The New American Revolution, composta por diversos artigos e entrevistas com líderes negros. O material tem como objetivo abordar o passado (e presente) opressor dos Estados Unidos, além de reunir projeções para um futuro melhor.   O projeto está disponível no site da revista, de forma bastante organizada. O The New American Revolution inclui perspectivas de Kenya Barris, Imara Jones, Naomi Osaka, Tyler, the Creator, entre outros. Para potencializar o diálogo, Pharrell incluiu entrevistas com Yara Shahidi e Angela Davis. 

Daniel Drexler enaltece cultura afro em novo single

O músico uruguaio Daniel Drexler lançou na sexta-feira (21) o single Palermitana, que faz parte do seu novo álbum AIRE. A canção tem pegada de pop e percussão, além de várias pitadas de ritmos uruguaios e um mix de letras e sons alegres e dançantes. Entretanto, fala de uma mulher, da tradição local e sua importância na vida dos moradores em Palermo. Como resultado desse encanto, Daniel Drexler declarou: “Palermo é um dos bairros da minha querida Montevidéu, onde a maravilhosa tradição afro do candomblé se mantém viva. Tenho a sorte de ter nascido em uma cidade onde uma joia rítmica que foi trazida por escravos africanos no período colonial bate semioculta”. O artista acrescentou: “os tambores costumam se reunir para tocar todos os finais de semana, gerando um evento social que percorre várias quadras, com grande comoção de gente dançando ou simplesmente acompanhando o transe hipnótico gerado pelo ritmo. Além disso, a canção fala de um amor impossível por falta de ritmo e movimento corporal do narrador apaixonado, que observa uma linda morena dançando em frente aos tambores enquanto a procissão passa na calçada. Em suma, canção é o quinto single recente do artista. Confira Palermitana nas principais plataformas de streaming.

Os Distraidos: grupo de Lelo Zanetti (Skank) debuta; Ouça Leve Tempo

Com o fim anunciado do Skank, alguns projetos têm surgido com força entre os integrantes. Depois do Nie Myer Project, que reúne o DJ e produtor Anderson Noise, o tecladista Henrique Portugal e o baixista Lelo Zanetti, chegou a vez do grupo Os Distraidos. Na última semana, Lelo Zanetti e companhia apresentaram o primeiro single: Leve Tempo. Em resumo, a canção composta pelo baixista e César Mauricio (Virna Lisi) é prato cheio para os apaixonados por soul music. Ainda é cedo para saber até onde vai o grupo, mas a estreia dos Distraidos é um sinal de que muita coisa boa está por aí. Lelo está completamente envolvido com Os Distraidos. Além de compor a faixa com César Mauricio, ele toca baixo eletrônico, faz backing vocal e produziu a canção. A música conta com apoio de outros parceiros de longa data de Lelo. Tem a produção de Cris Simões e colaboração de Neto Belloto com os arranjos para Quinteto da Philarmônica de Minas Gerais. Na formação, um time bem forte também. Chico Amaral (autor de Vou Deixar, do Skank) é letrista e saxofonista. Cris Simões, além de ter produzido, também toca teclados. Doca Rolim (guitarra), Flávio Simões (baixo), Glauco Mendes (bateria, ex-Tianastácia e atual Pato Fu), Paulinho Santos (percussão), Pedro Aristides (trombone), Wender Pereira (saxofone) e Walney Fernandes (voz) completam o grupo.