Foto: Jan Hovland
O Carbona voltou para comemorar os seus 20 anos. E quem ganha o presente são os fãs. A banda carioca lança no próximo dia 1 o single Fórmula Mágica, do EP homônimo, que chega em versões digitais e vinil 7 polegadas no dia 15 de setembro. Fórmula Mágica conta com seis faixas inéditas e será lançado pela Morcego Records, selo independente capitaneado pelo líder do Carbona, Henrique Badke.
A boa notícia para os fãs é que o Carbona manteve seu DNA intacto. Da primeira até a última faixa será impossível você não sair dançando por ai. Ah, claro, os refrões chicletes e as rimas simples e apaixonantes estão lá também.
Fórmula Mágica, canção que abre o álbum, é o maior exemplo desse resgate histórico do Carbona. Parece até ter sido retirada de algum dos discos em português. Cairia muito bem no repertório do Cosmicômica, Apuros em Cingapura ou Panama.
Escafandro, que vem na sequência, é uma música que já havia sido lançada por Badke em seu trabalho solo, Espaço Ciferal. Aqui, no entanto, a balada acústica ganha o peso de duas guitarras, baixo e bateria. O resultado ficou muito bom.
Se não tem um refrão tão marcante com as duas primeiras, Eu Automaticamente compensa com suas linhas de guitarra e a batida bubble gum de Pedro.
Plano de Escape vem na sequência com aquele refrão que vai fazer você cantarolar o dia todo: “Quantos planos de escape você já criou?”.
Amor em Doses Homeopáticas, escrita por Christian Satã, da banda gaúcha Julio Igrejas, é possível ser imaginada em sequência também nos shows. Casa muito bem com a faixa anterior, Plano de Escape. Tal como Fórmula Mágica, essa canção cairia bem nos primeiros álbuns em português do Carbona.
Manfrini, com a participação de Victor Stephan, vocalista dos Estudantes, é a faixa mais pesada do EP. Gostei bastante do revezamento nos vocais. Henrique e Victor tem vozes e tons bem distintos, o que garantiu um toque especial para a música. Dá até para pogar com Manfrini nos shows. Fácil, fácil!
O disco, gravado e mixado por Alexandre Griva no Melhor do Mundo Studios (RJ) e masterizado por Davi Pacote em Porto Alegre, é quase um tributo aos serviços prestados pelo Carbona. E o próprio vocalista, Henrique Badke, concorda com isso.
“O Fórmula Mágica condensa justamente tudo aquilo que o Carbona fez ao longo de nossos 20 anos. Combinando músicas compostas a partir dos “ensinamentos obtidos” como alunos aplicados da Rock n’ Roll High School e da influência direta das Lookout Bands, com outras canções rápidas influenciadas pelo hardcore anos 1990, temos neste disco um pouco de tudo que gravamos e da energia e alegria que nos trouxeram até aqui”.
Além de Henrique Badke (guitarra e voz), o Carbona segue com seus integrantes da formação original, Melvin (baixo) e Pedro (bateria) e o guitarrista Bjorn Hovland, que entrou já na fase em português.
Em 20 anos de estrada, os cariocas registraram seu trabalho em dez discos, duas coletâneas com raridades e lados B, milhares de Kms percorridos em mais de 400 apresentações, cinco turnês nacionais e passagens pelos EUA e Canadá.
Morcego Records com lançamentos no forno
Após Fórmula Mágica, a Morcego Records já tem definido seus próximos lançamentos: Primavera Punk e outras estações do falso jazz, do músico catarinense Gustavo Kaly em CD Digipack e digital, além do novo trabalho de estúdio dos paulistas do Zumbis do Espaço, na sexta-feira 13 de outubro.
A Morcego lança, ainda em outubro, novo single dos curitibanos do Magaivers, o disco da banda gaúcha Os Torto, além do novo single dos Os Thompsons.
“A ideia é desenvolver uma estrutura flexível que possa de alguma forma colaborar no planejamento e execução de projetos com bandas, artistas e ilustradores, desenvolvendo modelos diferentes para diferentes necessidades. Tem bandas que são mais ativas na estrada, tem bandas que tocam pouco, tem bandas que tocam há 20 anos, que já tem gravação, outras começando, que precisam gravar. O importante é jogar todas estas variáveis na mesa e entender o que o artista precisa, o que considera importante , o que é viável e a partir dai desenhamos o projeto em suas dimensões”, comenta Badke.
Além das bandas, A Morcego aposta na parceria com ilustradores que fazem parte da trajetória e da história do rock alternativo brasileiro como o ilustrador carioca Victor Stephan e o brasiliense Paulo Rockr. Victor além de ilustrador é vocal da banda Os Estudantes e Paulo esteve a frente como vocal e baixista da banda Gramofocas.
Quer saber mais sobre a Morcego Records? Entre em contato nos links abaixo:
henrique@morcegorecords.com.br
Site, loja e Instagram.