Quando a baixista Luise Martins convidou quatro amigos para integrar uma banda que ensaiaria em seu quintal, em meados de 2008, a Homens de Melo começou a criar corpo. Depois de um EP, Que Há de Vir, lançado em 2014, imersões culturais e shows pelo interior do estado de São Paulo, a banda retorna de um breve hiato com o single Ponta de faca, que chega com lyric video.
A faixa, produzida e mixada por Diego Xavier (da banda Bike), veio de uma jam puxada pelo baterista Rodrigo Leal. Aos poucos, foi ganhando arranjos do contrabaixo de Luise e efeitos de guitarra de Rafael Pessoto, somados a uma poesia pontiaguda como uma faca afiada, mas ainda sim flexível – quase terna – que se desmancha na voz de Gabriel Sielawa.
A letra da música junta sensações imagéticas com a tentativa de se encontrar internamente: uma busca diária individual, mas sempre presente na vontade da banda ao interagir com o público. Abrindo caminhos para o álbum de estreia, foi a primeira vez que a banda eliminou uma guitarra e enxugou o som à um power trio, característica que estará presente no disco e se diferencia dos trabalhos anteriores dos Homens de Melo.