CAIQUE STIVA
Quem nunca pensou em largar tudo para viver um sonho em outro país? É exatamente assim que começa a história da britânica Jesuton, que deixou para trás os amigos e a família na Inglaterra para tentar ser cantora no Rio de Janeiro. Atualmente, a artista tem um invejável currículo de músicas presentes em trilhas sonoras de novelas do horário nobre e uma apresentação no Lollapalooza deste ano. No entanto, para alcançar esses feitos, o trabalho foi árduo e a primeira barreira foi o idioma.
“Demorou bastante, provavelmente uns sete meses para poder me comunicar minimamente, mas qualquer coisa que vale a pena demora, né? Só aprendi como me comunicar nesses sete meses e, hoje, depois de seis anos ainda estou aprendendo”, diz Jesuston, com um forte, mas compreensível sotaque.
Aos 32 anos, a britânica já participou de diversos programas de televisão e busca consolidar cada dia mais seu nome no cenário da música brasileira. Contudo, ela afirma que teve que vencer a timidez no começo, mas passou bem por essa dificuldade, já que, segundo ela, a música sempre esteve em seu interior.
“Acho que eu nasci para a música. Sempre me senti bem cantando e faço isso desde pequena. Procurei coisas que me interessavam do lado acadêmico e comecei a estudar, só que música estava dentro de mim. Sempre foi uma coisa que eu queria soltar”, conta.
Após tomada a decisão de viver da música, Jesuton quis buscar novos horizontes para trilhar esse caminho artístico. O destino escolhido foi o Rio de Janeiro, cidade onde começou a tocar pelas ruas e ganhar fãs, que a filmavam e colocavam seus vídeos na internet. Com a divulgação popular, rapidamente seu nome começou a ser conhecido pela cidade e, a partir daí, o crescimento foi constante. Porém, muitos ainda tentam entender o motivo da escolha do Brasil como sua nova casa, mas a artista tem a resposta na ponta da língua.
“Eu tinha ouvido coisas muito legais sobre o Brasil e decidi arriscar. Tive uma sensação dentro de mim que seria um lugar muito interessante pra mim e eu estava muito curiosa para vir, começar a carreira como cantora e conhecer a cultura brasileira. Eu tinha ouvido várias músicas do Seu Jorge e isso me motivou bastante”, explica.
Em março, Jesuton se apresentou no Lollapalooza Brasil, abrindo o sábado no Palco AXE. Chegar ao festival não foi nada fácil e a cantora faz questão de exaltar o árduo trabalho de sua equipe e a emoção de tocar no evento.
“Foi incrível, foi uma realização de vida. A gente trabalhou muito tempo, mas tudo leva tempo. A gente rodou o país, criamos as projeções e tivemos muito trabalho, então, quando chega um convite como o Lolapalloza, é mais uma comemoração que qualquer coisa”, afirma.
Para o futuro, Jesuton diz que se mantém focada em sua agenda de shows, mas garante que novas músicas serão lançadas em breve. A cantora se apresenta na Casa Natura, em São Paulo, no próximo dia 26, mas com um baterista de Santos em sua banda, ela afirma que a Cidade está em seus planos.
“A gente adoraria ir para Santos, estamos realmente querendo uma possibilidade de show por aí”, completa.