O Disney+ anunciou a data de estreia do documentário Bono & The Edge: A Sort of Homecoming com Dave Letterman, no qual o cineasta vencedor do Oscar Morgan Neville registra a primeira visita de Dave Letterman a Dublin para passar um tempo com Bono e The Edge e se juntar aos dois músicos do U2 em um show completamente diferente do que já fizeram até agora.
Bono & The Edge: A Sort of Homecoming com Dave Letterman terá sua estreia mundial no Disney+ em 17 de março, mesmo dia do lançamento do esperado álbum Songs of Surrender, uma coleção de novas versões de 40 músicas mais importantes do U2, de todas as épocas da banda.
Bono & The Edge: A Sort of Homecoming com Dave Letterman traz registros do show, assim como uma viagem repleta de aventuras com a incrível presença de Bono e The Edge e com todo o humor de Dave. Além do show em si, o especial documental focará no extraordinário relacionamento de Bono e The Edge e como ele se desenvolveu ao longo de mais de 45 anos de uma amizade próxima – sendo, além de grandes amigos, uma das duplas de compositores mais extraordinárias da história do rock – e também registra Dublin através dos olhos de Dave, em sua primeira visita à cidade de Bono e The Edge.
“Bono e The Edge são a força motriz por trás de uma das bandas mais prolíficas e influentes na história do rock, e estamos honrados em trazer para o público global, através do Disney+, este retrato verdadeiramente íntimo do começo dessa história, da amizade e do processo criativo deles”, disse Davis.
“Recentemente, eu ganhei um concurso de rádio”, disse Letterman. “O vencedor visitará Dublin com Bono e The Edge. A parte do concurso não é verdade, mas eu me sinto um vencedor. Eles me mostraram a cidade, me apresentaram a seus amigos músicos e cantaram alguns de seus grandes sucessos em um pequeno teatro. Foi uma visita extraordinária. Fale com eles, porque me disseram que ainda tem alguns lugares disponíveis. Sou o homem mais sortudo do planeta (não tem mais lugares disponíveis)”.
Letterman, que aceitou o convite dos dois integrantes do U2 para visitá-los em Dublin em sua primeira viagem à Irlanda, tem um relacionamento de 25 anos com a banda, mas somente esteve com Bono e The Edge nos Estados Unidos.
Além de ser o convidado de honra em um show íntimo feito em um icônico teatro local, o edifício do antigo cinema Ambassador na rua O’Connell Street no norte de Dublin, Dave embarca em sua própria jornada para explorar a cidade.
Em resumo, ele visita o lendário balneário natural Forty Foot em uma manhã gelada, e pega o trem DART (Dublin Area Rapid Transit) no condado de Wicklow com destino ao norte.
Letterman também é a inspiração da nova canção do U2 composta por The Edge e Bono e escapa, por pouco, de ter que cantar em público no lendário pub McDaid’s, perto da Grafton Street, ao lado de um grupo igualmente lendário de artistas e músicos, incluindo Bono, The Edge, Glen Hansard, Markéta Irglová, Imelda May, Loah, Saint Sister, Grian Chatten, de Fontaines DC, e Dermot Kennedy, cuja voz é descrita por Bono como uma “explosão sônica”.
“Eu me apaixonei pelo U2 e David Letterman mais ou menos na mesma época, em algum momento do meu segundo ano no ensino médio”, disse o diretor Morgan Neville. “Pensar que, de alguma forma, décadas depois, estaríamos todos juntos na Irlanda para gravar um filme, é um sonho improvável que de alguma maneira se tornou realidade”.
“Tive um sonho incrível, que estava na mágica cidade de Dublin com Bono, The Edge e David Letterman”, disse o produtor Justin Wilker. “E se não fosse pelo fato de Morgan ter capturado maravilhosamente essas imagens, eu ainda não acreditaria que realmente aconteceu”.
Novo álbum do U2
Também foi anunciado o novo álbum Songs of Surrender, uma coleção de novas versões das 40 músicas mais importantes do U2 de toda a carreira da banda, gravadas para 2023 em sessões realizadas nos dois últimos anos, que será lançado na íntegra em 17 de março.
A primeira faixa disponível desta nova série de gravações é Pride (In The Name Of Love), que pode ser ouvida aqui.
“Songs of Surrender tem curadoria e produção de The Edge e inclui novas versões das canções mais famosas de sua carreira de mais de 40 anos, entre elas estão With Or Without You, One, Beautiful Day, Sunday Bloody Sunday e Invisible, em novas versões musicais que resultam de uma gravação totalmente nova de cada faixa, com novos arranjos e, em alguns casos, novas letras.